UOL Entretenimento Televisão
 
09/08/2005 - 00h27

Ana Paula Padrão quer falar de assuntos difíceis de maneira fácil no "SBT Brasil"

Da Redacão
  • Ana Paula Padrão diz que a liberdade<br>do SBT combina com sua carreira

    Ana Paula Padrão diz que a liberdade
    do SBT combina com sua carreira

A jornalista Ana Paula Padrão disse nesta segunda no "Programa Hebe" que quer "falar de assuntos difíceis de maneira fácil" no "SBT Brasil, telejornal que estréia no dia 15, às 19h15, no SBT. "É um objetivo audacioso", disse Padrão.

A jornalista esteve no sofá de Hebe para apresentar a equipe do jornal. Logo que o programa começou, Hebe Camargo fez questão de ressaltar que que se sentia honrada em promover a "avant première" do novo telejornal do SBT, por estar mais que na hora da emissora de Silvio Santos apostar em um "jornalismo forte". Segundo Hebe, a emissora estava em dívida com os telespectadores, especialmente neste momento de crise política no Brasil. "O meu SBT quase que passava ao largo disso tudo", disse a apresentadora, em discurso inflamado.

Antes de Ana Paula Padrão entrar no palco, Hebe Camargo convidou os jornalistas Marília Payote ("craque em economia"), Sérgio Dávila ("correspondente de guerra, o mais premiado do exterior") e Eliane Cantanhêde ("que os políticos temem a opinião") para dividir o sofá com "a mais respeitada, a mais importante âncora da TV brasileira". Os três jornalistas convocados por Hebe farão comentários sobre economia, política internacional e política interna, respectivamente, no novo telejornal de Padrão. Tanto Sérgio Dávila quanto Eliane Cantanhêde são colunistas da "Folha de S.Paulo".

"Me preocupei em montar uma equipe onde as pessoas sejam felizes", analisou a âncora, que dividiu com o diretor de jornalismo do SBT, Luiz Gonzaga Mineiro, a escolha dos profissionais. "Fomos buscar profissionais comprometidos com a informação. O país precisa de uma imprensa comprometida com a verdade", disse Mineiro.

Diferentemente de outras convidadas que já passaram pelo famoso sofá de Hebe Camargo, Ana Paula Padrão entrou no palco do programa sem brilhos e quase sem maquiagem, num modelito discreto (saia preta e blusa de babados bege).

Entre uma canção de Ivan Lins, alguns "recadinhos" da apresentadora, uma rápida aparição do músico Zé Ramalho e uma entrevista com o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, Padrão esclareceu como pretende levar o noticiário político e econômico no início do horário nobre. "Vou falar agora para um público mais amplo e, por esse motivo, a maneira de falar com ele será mais simples, menos formal", explicou. "É um objetivo audacioso, dá um certo medo de não dar conta... A gente quer falar de assuntos difíceis de maneira fácil", completou a jornalista, que passou os últimos cinco anos no comando do "Jornal da Globo", atração do final da noite da emissora concorrente.

Através de um "portal de voz", uma espécie de secretária eletrônica, o público pôde gravar perguntas para os convidados do programa via ligações telefônicas. Na platéia, estudantes de jornalismo sabatinaram Ana Paula Padrão e seus colunistas, ao vivo, com perguntas sobre o exercício da profissão. "Tenho orgulho de ser jornalista", disse a âncora.

Mais de uma vez Ana Paula Padrão fez questão de frisar que alcançou na emissora de Sílvio Santos a tão sonhada liberdade (de opinião, de expressão...) que, segundo ela, é necessária para o exercício de um jornalismo sério. "O SBT é tradicionalmente uma empresa livre e isso combina comigo, combina com a minha carreira", finalizou.

O "SBT Brasil" estréia na próxima segunda-feira (15) com repórteres espalhados por todo o país. O telejornal será exibido em rede nacional e terá profissionais exclusivos em pelo menos oito capitais brasileiras como Porto Alegre, Cuiabá, Salvador, Brasília, Belém, Recife, além de São Paulo e Rio de Janeiro. Todos os repórteres prepararam uma matéria de apresentação de suas "praças", que foram exibidas ao longo do programa seguidas por comentários elogiosos de Hebe Camargo. "Sou grande entusiasta desta renovação", reforçava a apresentadora.

Hospedagem: UOL Host