 |

22/03/2005 - 13h49
Entidades de proteção e defesa animal se unem contra "América"
Da Redação
Nesta segunda-feira (21), começou a circular por e-mail uma campanha da entidade PEA (Projeto Esperança Animal) contra as cenas de rodeio da novela "América", exibida pela TV Globo no horário das 21h.
A campanha convoca os internautas a entrar no site da ONG para assinar uma petição entitulada "Rodeio Não é Esporte", que deverá ser encaminhada à direção da emissora, no Rio de Janeiro, junto com 30 mil cartões postais endereçados a José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, com imagens de rodeios com cavalos e bois. Até a tarde desta terça-feira (22), a petição já tinha reunido 4.135 assinaturas. (Veja aqui)
O e-mail encaminhado pela instituição convoca ainda os internautas a participar da enquete do UOL, que quer saber a opinião do público sobre a nova novela da TV Globo. Uma das opções de voto da enquete diz respeito ao caráter "politicamente incorreto" dos rodeios, um dos temas abordados pela autora Glória Perez na trama. Desde que o e-mail da PEA começou a circular, o número de votos nesta opção cresceu cerca de 5% e passou a liderar a votação com 40%.
| Reprodução |  | Postal distribuído pela entidade para ser endereçado à TV Globo
| BOICOTE AOS RODEIOS
Mesmo antes de estrear, a novela "América" já vinha provocando a ira das entidades de defesa dos animais, preocupadas com a "glamourização" do mundo dos rodeios em horário nobre.
Na semana passada a ONG Animal, de Portugal, também se mobilizou contra os maus-tratos aos animais que estão sendo exibidos na novela, e decidiu internacionalizar a luta ao lado da entidade brasileira Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. "América" estréia naquele país em meados de abril, e a instituição já encaminhou um comunicado à Globo manifestando seu descontentamento com o tema. (Leia aqui a carta da entidade e a resposta da TV Globo).
Até a "multinacional" Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), que se tornou conhecida após recriminar celebridades e modelos pelo uso de casacos de pele, promete entrar na briga contra "América" ao lado das entidades brasileiras. Até agora, no entanto, a ONG não publicou nenhum manifesto sobre a novela global em seu site oficial.
|
| |