UOL Entretenimento Televisão
 
19/12/2010 - 08h00

Mayana Moura analisa nuances de sua personagem em "Passione"


PopTevê
  • A Melina tem reações explosivas, ela não é maquiavélica, explica Mayana sobre sua personagem em Passione

    "A Melina tem reações explosivas, ela não é maquiavélica", explica Mayana sobre sua personagem em "Passione"

Alguns atores levam anos para conquistar um papel de destaque na TV. Não foi o caso de Mayana Moura. Logo em sua primeira novela, a intérprete da afetada Melina, de "Passione", está tendo a chance de contracenar ao lado de veteranos, como Fernanda Montenegro, Cleyde Yáconis e Leonardo Villar, entre outros. Sem falar que encarna a personagem que passou a maior parte da trama fazendo da vida da mocinha Diana (Carolina Dieckmann) um inferno. E, por integrar um núcleo tão forte, Mayana não queria decepcionar. "A maior dificuldade que encontrei foi estar ao lado de todas as feras da televisão. Você não pode ficar por menos", acredita a atriz que, para conseguir o papel, passou por uma bateria de testes. "Foram tantos que não lembro direito", confessa a atriz, que que tinha feito participações em "Minha Nada Mole Vida" e "Casos e Acasos".

Na história, Melina faz de tudo para conquistar Mauro (Rodrigo Lombardi), mesmo sabendo que ele ama Diana. Já foi até capaz de atitudes absurdas, como tentar convencer sua rival a desistir da gravidez e chantageá-la para se separar do rapaz. Mesmo assim, Mayana compreende as motivações de sua personagem e não a considera uma vilã dentro da trama. "Ela é apaixonada pelo Mauro, que é seu grande amor desde a infância. E o apaixonado é um ser alterado, que não está em seu estado normal", analisa. "Pensa bem: a Diana era casada com o irmão da minha personagem e deu em cima do Mauro, que era noivo da Melina, dentro da casa dela. Se fosse com qualquer um, ninguém ia gostar", defende. Mas, mesmo dando vida a essa mulher de personalidade forte, a atriz tem sentido a simpatia do público nas ruas. "Todos são bacanas comigo. Algumas pessoas falam: 'você tem de ser boazinha com sua mãe'", conta, referindo-se a Bete, papel de Fernanda Montenegro.

  • Luiza Dantas/CZN

    Mayana Moura é a Melina de "Passione"

O perfil impulsivo de Melina, aliás, é um fator que contribui no trabalho de composição de Mayana. Ainda mais porque, no início da história, a personagem era companheira da mãe e tinha momentos engraçados. Ao longo dos capítulos, no entanto, foi se tornando mimada. Por isso, Mayana teve de entender as transições do papel. "A Melina tem reações explosivas, ela não é maquiavélica", explica. Além disso, quando recebeu as primeiras cenas, teve como referência a Louise Brooks, atriz que viveu a heroína Lulu no filme "A Caixa de Pandora", de Georg Wilhelm Pabst. "Ela é engraçada, inusitada e sedutora, mas não se leva a sério. Me inspirei na Louise, a princípio", revela. A caracterização também é um ponto forte. Sempre com roupas elegantes e ousadas, a personagem, que é uma estilista, tem gerado comentários a respeito de seu corte de cabelo, também inspirado na Louise Brooks. Mas, quando a novela chegar ao fim, Mayana pretende dar uma repaginada no visual. "Vou mudar e gosto de fazer isso na minha vida normal, mas vai depender do próximo trabalho", pondera.

Planos profissionais para depois da trama, Mayana já tem. Além de um projeto no cinema, a atriz pretende continuar investindo na carreira musical. Ao lado do amigo Tatá Aeroplano, vai gravar um álbum. "Vou misturar músicas que compus na minha banda antiga, a Glass and Glue, com composições que fizemos juntos, em 2006. Também vou fazer umas novas", adianta. A música, aliás, está presente na vida de Mayana desde cedo. Quando ainda era criança, começou a cantar e tocar instrumentos, como guitarra e bateria. Nos Estados Unidos, onde morou com a mãe, formou sua primeira banda, a O.M.I. A interpretação ganhou espaço quando o grupo acabou e ela se encantou com a atuação de Jeremy Davies no filme "O Hotel de Um Milhão de Dólares". "Pensei que queria fazer alguma coisa parecida, tocar as pessoas", lembra ela, que prefere não optar por uma das carreiras. "Tudo cabe no ator. Por isso quis ser atriz, porque você pode fazer tudo", acredita.

(por Luana Borges)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host