UOL Entretenimento Televisão
 
29/08/2010 - 07h00

Rodrigo dos Santos, o Noronha de "Passione", resgata ancestralidade na capoeira


PopTevê
  • O primeiro contato do ator Rodrigo dos Santos com essa mistura de dança, luta e cultura aconteceu em 1995

    O primeiro contato do ator Rodrigo dos Santos com essa mistura de dança, luta e cultura aconteceu em 1995

"Capoeira é lúdica, é mente, é corpo e é festa". Esta é a análise que Rodrigo dos Santos, o Noronha de "Passione", da Globo, faz da prática abraçada por ele há 11 anos. "A capoeira me ajudou na capacidade de improviso, na prontidão física e na preparação corporal", conta o ator. No ar em "Passione", Rodrigo dos Santos, que interpreta Noronha, advogado da Metalúrgica Gouveia e de Saulo, papel vivido por Werner Schünemann, não se contém quando o assunto é o futuro do seu personagem. "Ele será o presidente da empresa. Depois que Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, ninguém segura o Noronha", brinca.

Na quadra onde Rodrigo joga capoeira três vezes na semana, as ornamentações típicas do esporte estão por toda parte. Fotografias antigas de grandes mestres, outras de encontros de associações e fotos em preto e branco de crianças treinando são algumas das primeiras imagens enfeitam o ambiente. No chão, uma roda com aproximadamente 15 alunos, acompanhados do Mestre Marrom, entoam cantos folclóricos e feitos de famosos capoeiristas do passado.

Dentro da roda está o ator e aluno Rodrigo Santos se preparando para jogar com outro aluno. O ator abaixa a cabeça, faz reverência, aperta a mão do seu oponente e segue o jogo. Os movimentos, quase coreografados, parecem antevistos por Rodrigo que se esquiva lentamente de cada golpe. "Já me machuquei várias vezes. Meu nariz é torto, tenho o septo desviado, já gravei com olho roxo.
Normal, né?", diz, entre risos, o ator.

Aluno da Associação Marrom de Capoeira, do professor Henrique Anastácio de Jesus, o Mestre Marrom, Rodrigo encontrou na capoeira da Angola uma profunda reverência ao passado do esporte. O respeito às raízes e aos mestres mais antigos foram algumas das razões que fizeram Rodrigo escolher a capoeira Angola ao invés da capoeira regional --um estilo considerado mais moderno, jogado mais acelerado e mais em pé. "Há um tempo comecei a buscar minhas raízes culturais. Depois de treinar com o Mestre Marrom vi que só poderia fazer a capoeira Angola".

O primeiro contato do ator com essa mistura de dança, luta e cultura aconteceu em 1995, quando ele participava da Companhia Prática de Teatro, com o espetáculo "O Pagador de Promessas", dirigido por Michel Bercovitch. "Tinha capoeira na peça e alguns capoeiras foram convidados para participar", relembra Rodrigo.

Quatro anos depois, prestes a estrear na série "Mulheres", da Globo, Rodrigo por acaso se encontra com o Mestre Marrom e desde então a capoeira está na sua rotina. Para o ator, a capoeira eleva tanto a sua capacidade profissional quanto a pessoal. "É uma forma de ter minhas habilidades ampliadas. Sou um percursionista, um artista, um cantor, um dançarino, um lutador, um poeta, um improvisador e um artesão", afirma Rodrigo, que está no último semestre da faculdade de filosofia.

Ainda segundo ele, o Brasil deveria investir em filmes de ação com capoeira. "Aliar o comercial ao artístico é mesmo possível. Eu queria ter feito em 2009 o protagonista de "Besouro", defende o ator referindo-se ao filme de João Daniel Tikhomiroff sobre o lendário capoeirista baiano Manuel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá. Ao fim da aula, depois de ter esquivado de golpes como meia lua, rabo-de-arraia, vingativas e rasteiras, Rodrigo encara suas apostas de futuro. "Eu me vejo carregando toda minha ancestralidade. E criando minha filha com estes valores", diz.

(por Gabriel Sobreira)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host