UOL Entretenimento Televisão
 
20/09/2011 - 06h30

''Sou mais devoto de Shakespeare do que da Bíblia'', diz autor de ''O Astro''

JAMES CIMINO*
Editor-assistente de Entretenimento
  • Clô e Samir Hayalla: casal inspirado em Hamlet e Ricardo 3º de William Shakespeare

    Clô e Samir Hayalla: casal inspirado em "Hamlet" e "Ricardo 3º" de William Shakespeare

A maldade visceral de Timóteo (Bruno Gagliasso em “Cordel Encantado”) e a dissimulação de Samir Hayalla (Marco Ricca em “O Astro”) têm uma origem comum: William Shakespeare. O dramaturgo inglês, autor de clássicos do teatro mundial, serve de inspiração a autores de novelas e do cinema há muito tempo por fazer algo que todos os especialistas em sua obra adoram repetir: contar “histórias universais”. Mas o que significa isso?

Geraldo Carneiro, que escreve a adaptação de “O Astro” e que ano que vem completa 30 anos de traduções da obra do autor para o português, comenta que os escritos de Shakespeare, em termos de importância dramatúrgica, só se equiparam à Bíblia. “Shakespeare usava modelos de histórias muito tradicionais. Suas temáticas eram básicas: o amor, a missão, o choque com o outro, as guerras de ideais, as sucessões, a vingança. Mas isso não era original dele. ‘Romeu e Julieta’ era uma adaptação de um conto. Shakespeare se dinstigue é pela riqueza da narrativa. Eu posso dizer que sou mais devoto de ‘Will’ do que da Bíblia.”


A atmosfera da vida é shakespeariana por excelência! A gente sempre cruza com uma Lady Macbeth, um Ricardo 3º ou um rei Lear pela frente.

Duca Rachid, autora de "Cordel Encantado"

A devoção de Carneiro não aparece apenas no personagem de Marco Ricca que, segundo o autor, é uma releitura de Ricardo 3º, da peça homônima. Márcio Hayalla (Thiago Fragoso), por exemplo, vive o mesmo drama de “Hamlet”, cujo pai aparece em espírito logo após ser morto pelo tio, que se casa com sua mãe e lhe toma o reino da Dinamarca. Jôse (Fernanda Rodrigues) já citou uma frase de Julieta e mesmo Samir, quando se ajoelha perante Clô (Regina Duarte) e se declara, cita o soneto 18, em que a compara a um dia de verão.

Embora Bruno Gagliasso tenha dito que se inspirou em Napoleão Bonaparte para dar vida ao tirano Timóteo, as autoras de “Cordel Encantado” Duca Rachid e Thelma Guedes dizem que o vilão é uma mistura de “Rei Lear” com “Ricardo 3º”. Há também, segundo Duca Rachid, traços muito claros de “Romeu e Julieta” perceptíveis na cena em que Açucena (Bianca Bin) é envenenada.

“Claro que o amor impossível e trágico de ‘Romeu e Julieta’ sempre está de alguma maneira por trás de nossos casais centrais”, diz Duca. Sua parceira Thelma completa: “Em ‘Cordel Encantado’ usamos muitas referências: Timóteo tem um pouco da loucura de rei Lear e da perversidade invejosa de Ricardo 3º. Amadeus [Zé Celso Martinez] tem um quê de Próspero, de ‘A Tempestade’. O clima mágico de ‘Cordel’ navega na atmosfera onírica de ‘Sonho de uma Noite de Verão’.”

Walcyr Carrasco, no ar com “Morde & Assopra”, já fez uma adaptação de muito sucesso da comédia “A Megera Domada”, que ganhou o nome de “O Cravo e a Rosa”. Dessa vez não foram apenas referências. As personagens Petrucchio e Catarina e suas tramas eram praticamente as mesmas da peça. “Shakespeare faz refletir em profundidade sobre o ser humano e me influenciou profundamente como pessoa e como autor, ao me fazer acreditar nos sentimentos intensos. ‘A Megera Domada’ é uma aula de comédia. já encontrei muitas megeras na vida para domar.”

*Colaborou Edu Fernandes

CONHEÇA OS PERSONAGENS SHAKESPEARIANOS DAS NOVELAS

Samir Hayalla (Marco Ricca em ''O Astro'') é inspirado em Ricardo 3º (peça homônima). Ele recita o soneto 18 para Clô em uma das cenas da novela. A peça conta a história de como o ambicioso Ricardo subiu ao trono inglês e seu curto reinado. Ricardo tinha inveja do poder de seu irmão.
Márcio Hayalla (Thiago Fragoso “O Astro”) é inspirado em Hamlet (peça homônima). O príncipe dinamarquês enlouquece depois que seu pai é assasinado pelo tio, que se casa com sua mãe.
Jôse (Fernanda Rodrigues em ''O Astro'') recita falas de Julieta ao pressentir sua desgraça. Na peça ''Romeu e Julieta'', a jovem apaixonada mata-se depois que descobre que seu amado Romeu morreu envenenado.
Timóteo (Bruno Gagliasso em “Cordel Encantado”) tem um pouco da loucura de rei Lear e ambição de Ricardo 3º, das peças homônimas. O personagem-título da peça “Rei Lear” ficou louco depois de ser traído por suas filhas.
Amadeus (José Celso Martinez em “Cordel Encantado”) tem um quê de Próspero, de “A Tempestade”. O personagem da peça é abandonado no mar junto com sua filha para morrer. O plano foi arquitetado por seu irmão. Os dois sobrevivem em uma ilha, onde Próspero aprende magia e controla seres místicos.
Duquesa Úrsula (Débora Bloch em “Cordel Encatando”) é conspiradora tal qual Lady Macbeth em “Macbeth”. A esposa do nobre escocês convence o marido a matar o rei, para que ela seja rainha. A culpa do assassinato a corrói e ela morre, aparentemente em um suicídio.
Açucena (Bianca Bin em “Cordel Encantado”) é uma mistura de Julieta com Cinderella. Trata-se de uma jovem apaixonada e sofredora, mas com uma atmosfera fantástica de "Cordel".
Jesuíno (Cauã Reymond em “Cordel Encantado”) é uma mistura de Romeu com o príncipe encantado da Cinderella. O rapaz sofre por causa de um amor proibido.
Catarina (Adriana Esteves em “O Cravo e a Rosa”) é a mesma personagem de “A Megera Domada”, assim como Petrucchio (Eduardo Moscovis). Catarina tem temperamento difícil e afugenta todos os pretendentes. Seu pai não permite que a irmã mais nova de Catarina, a doce e romântica Bianca, se case antes de arrumar um marido para a filha mais velha. Petrucchio aceita casar-se com Catarina e domá-la, por causa da fortuna da família dela.
Waldomiro Cerqueira (José Wilker em “Suave Veneno”) é inspirado no personagem-título “Rei Lear”, um monarca que enlouquece depois de ser traído por suas filhas.

 

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host