UOL Entretenimento Televisão
 
31/08/2011 - 07h00

Vilão em 'O Astro', Humberto Martins diz que cena de ódio é mais fácil de errar

CARLA NEVES
Do UOL, no Rio
Veja fotos dos bastidores de gravação de "O Astro"
Veja Álbum de fotos

Intérprete de Neco, um dos mais detestáveis personagens de "O Astro", o ator Humberto Martins disse, durante gravação em cidade cenográfica da novela no Projac, que procura não exagerar nas cenas de ódio. A declaração foi dada na última sexta-feira (26), quando a reportagem do UOL acompanhou com exclusividade a gravação da sequência em que o malandro se enfurece ao ver seu salão, o fictício Penha Fashion, destroçado.

A destruição é fruto de vingança de Natal (Antonio Calloni), que teve sua boate Kosmos destruída em incêndio causado por Neco na semana passada. Dirigida pela novata Noa Bressane, a gravação mobilizou uma equipe de arte, produção e figuração de aproximadamente cinquenta pessoas, afinal, foi necessário quebrar todo o local antes de começar a gravar a sequência, que vai ao ar a partir desta quarta-feira (31).

Concentrado, Humberto Martins chegou à cidade cenográfica e rapidamente incorporou a fúria de Neco. Ao ver o local destruído, o ator logo adotou uma fisionomia de ódio. “Caraca, o salão está parecendo um queijo suíço! Isso só pode ter sido coisa do Natal”, diz Ubiraci (Rodrigo Mendonça). Revoltado, Neco responde: “Filho da mãe, vagabundo, mequetrefe! Ele não sabe do que eu sou capaz. Mas agora ele vai saber!”, grita o dono do salão, derrubando os papéis sobre o balcão para atender a clientela.

Orientados por Noa, Rodrigo e Humberto ensaiaram a cena duas vezes e logo na terceira já gravaram para valer. Enquanto esperava para incorporar o furioso Neco, Humberto Martins esperava sentado em um banco do salão e aproveitava para decorar o texto e colocar ainda mais ódio nos trejeitos e no gestual do personagem. “Cena assim, de ódio, é mais fácil de dar errado na dramaturgia. Então é melhor jogar uma temperatura para o organismo ou pensar em alguma coisa que te leve à fúria. Usar a memória afetiva também funciona”, explicou Humberto.

A construção do Neco está perfeita. O sucesso é a consequência disso. Fazemos muitas cenas juntos e o resultado é sempre surpreendente

Noa Bressane, diretora de "O Astro", sobre o ator Humberto Martins

Uma vez gravada a cena da destruição do salão, Humberto trocou de roupa para gravar a cena em que o local é reconstruído e Pablo (Pablo Sanábio) aparece dizendo que teve seus produtos de maquiagem destruídos e exigindo uma indenização do dono do salão. Antes de dar início ao ensaio, Humberto brincou com Rodrigo ao tentar abrir um pote de jujuba e não conseguir. “Por que não consigo abrir?”, perguntou Humberto, que foi informado pela produção que a assistente de arte havia colado o pote para ninguém comer. “Mas essa Ingrid não é fácil! Agora eu vou abrir esse pote de jujuba”, disse.

Depois de muito rir com a equipe de produção e conseguir abrir o pote, Humberto comeu algumas jujubas e deu início à gravação da cena. Ao ouvir o homossexual Pablo perguntando como iria fazer com o prejuízo que sofreu ao ter sua maquiagem destruída, Neco fez pouco caso. “Isso aí é tudo genérico. Vai ver se eu estou lá na esquina da Lobo Júnior, paquita!”, disse o malandro, referindo-se à rua da Vila da Penha, na zona norte do Rio.

Em sua primeira novela à frente da direção, Noa falou sobre a oportunidade de dirigir Humberto Martins. “Tenho aprendido muito com ele, que é um ator muito concentrado, dedicado, generoso e companheiro. Isso facilita tudo. E a construção do Neco está perfeita. O sucesso é a consequência disso. Fazemos muitas cenas juntos e o resultado é sempre surpreendente”, elogiou.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host