UOL Entretenimento Televisão
 
24/09/2011 - 08h00

André Bankoff, o Tiago de "Morde e Assopra", conta que telespectadores querem que seu personagem dê um soco no pai

Do Pop Tevê

Muitas vezes, um ator conhece novas realidades através do papel que interpreta. Na pele do Tiago de "Morde & Assopra", André Bankoff teve a chance de dissecar o universo da paleontologia, já que seu personagem é um experiente profissional da área. O ator precisou fazer um intenso laboratório com a equipe do Museu Nacional do Rio de Janeiro e com William Nava, um paleontólogo da cidade de Marília, em São Paulo. O processo, além de ter sido um surpreendente aprendizado para André, foi fundamental para a composição de Tiago. "Aprendo sobre os dinossauros, as causas de sua morte, como se alimentavam. Tudo a respeito desse mundo é fascinante", enfatiza. "Isso vai munindo o ator de recursos para criar seu personagem", completa.   

As pessoas torcem para ver o Tiago enfrentar o pai e assumir o romance com a Lídia. Dizem: 'Dá um soco no seu pai! Como eu o odeio!

André Bankoff sobre seu personagem

O que também é importante para André é a opinião do público. Afinal, através do que escuta nas ruas, pode sentir de que maneira seu trabalho está sendo absorvido. Ao longo dos capítulos, Tiago se mostrou um rapaz sem voz, que é oprimido pelo pai, Oséas, de Luís Mello. Por isso, volta e meia André se depara com opiniões de telespectadores que não concordam com a falta de atitude do personagem. Principalmente, no que diz respeito a Lídia, de Ildi Silva. Na trama, Tiago se envolveu com a moça depois que ela foi trabalhar em sua casa, mas tem dificuldades de desafiar o pai, que é contra o relacionamento. "As pessoas torcem para ver o Tiago enfrentar o pai e assumir o romance com a Lídia. Dizem: 'Dá um soco no seu pai! Como eu o odeio!'", conta, aos risos. Essa troca com os telespectadores ajuda André a perceber se encontrou o tom correto para o papel. "Esse tipo de apoio das pessoas em relação à personalidade do Tiago vai mostrando que estou no caminho certo e o quanto mais devo me aprofundar", acredita.

A algumas semanas do fim de "Morde & Assopra", André terá cerca de um mês e meio para se preparar para seu próximo trabalho. Ele vai entrar em "Fina Estampa", que estreou em agosto, na pele de um misterioso personagem. O convite para a trama das nove, inclusive, veio bem antes da novela de Walcyr Carrasco. Mas, no meio do caminho, surgiu a chance de atuar no folhetim das sete e André imaginou que não faria mais a produção de Aguinaldo Silva. "Mas, para minha alegria, o convite para fazer 'Fina Estampa' veio novamente", comemora. O fato de praticamente não ter férias entre as produções não o incomoda. Pelo contrário. "Agora nem penso em descansar, mas em trabalhar", avisa.     

Depois de acumular papéis importantes em novelas da Record, André decidiu voltar para a Globo, onde já havia feito "Mad Maria" e "Bang Bang". "O convite veio em um momento bom. Então, por que não aceitar conhecer outras pessoas e permitir abrir esse leque de novidades?", questiona ele, que viveu seu primeiro protagonista em "Bicho do Mato", exibida pela Record em 2006. Esse é, inclusive, um dos personagens que André destaca como um dos mais marcantes em sua carreira. "Tudo era novo para mim. Era um mundo mágico, desconhecido", recorda. O outro é André Campos, que interpretou em "Poder Paralelo". "Pela primeira vez, provei o poder que um vilão tem nas mãos", orgulha-se.

(LUANA BORGES)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host