UOL Entretenimento Televis�o
 
27/09/2011 - 06h49

Personagem nerd de "Malhação" tem xará na vida real

THAYS ALMENDRA *
Da Redação
  • O personagem Ziggy, à esquerda, e o publicitário Rafael Ziggy, à direita, são parecidos também fisicamente

    O personagem Ziggy, à esquerda, e o publicitário Rafael Ziggy, à direita, são parecidos também fisicamente

A vida digital tomou conta da trama de “Malhação”. O personagem Ziggy (Felipe Haiut) é fã de blogs, gosta de interatividade e é louco por tecnologia. Coincidência ou não, o publicitário Rafael Ziggy, 25, também é um adorador do mundo online, já teve alguns blogs e se dedica bastante ao twitter.

Fui ver no site quem era o personagem e lá estava o xará de apelido. Foi engraçado porque além da descrição a foto dele também lembrou uma época que eu estava com o cabelo maior

Rafael Ziggy sobre como descobriu a semelhanças com o personagem da novela

Rafael Ziggy descobriu que havia um personagem semelhante a ele na novela por meio da rede social Facebook, pois foi avisado pelos amigos das possíveis coincidências: “No primeiro dia da nova temporada da 'Malhação', um ex-colega de faculdade deixou uma mensagem no meu Facebook: ‘Tem um blogueiro ou amigo de blogueiro na nova 'Malhação' chamado Ziggy. Coincidência?’. Fui ver no site quem era o personagem e lá estava o xará de apelido. Foi engraçado porque além da descrição a foto dele também lembrou uma época que eu estava com o cabelo maior”.

O ator Felipe Haiut, que interpreta Ziggy, conta que o personagem foi criado pela autora Ingrid Zavarezzi, que ela conhece muito bem o universo jovem e que o personagem não tem relação com o publicitário. “Ela é muito observadora e muitos de seus personagens são baseados em pessoas que convivem com ela”. Mas enfatiza que é legal ter semelhanças assim: “Olha só, que bacana. Acho que todo mundo tem um amigo que lembra um pouco o Ziggy. Nesse caso, é mera coincidência. Para compor o personagem, eu vi algumas séries de mistério ('Fringe', 'Arquivo X', 'Lost' e 'Supernatural') e emprestei muita coisa minha a ele.”

Mesmo sendo somente uma coincidência, Rafael Ziggy e Felipe Haiut acreditam que a abordagem sobre o mundo virtual nas novelas é uma questão de proximidade com o cotidiano das pessoas. Para Haiut, levar à TV assuntos da web é uma conseqüência: “Acredito que trazer esses assuntos são uma consequência. A internet faz cada vez mais parte do nosso cotidiano e a ‘Malhação’ lida diretamente com esse jovem da ‘geração Y’, que está sempre conectado”.

“Acredito ser um caminho natural. Fazendo um paralelo com minha área de atuação, as empresas estão em adaptação constante para conseguirem se comunicar com as pessoas na internet, a teledramaturgia também já está seguindo esse caminho. Em 2008 estive junto com outros convidados para um bate-papo com vários blogueiros de todo o Brasil no Projac. O intuito era ajudar a autora na composição do personagem "Indra". Na trama ele tinha um blog que também existia no site da novela, assim como na novela 'Páginas da Vida' e a personagem de Aline Moraes. Na última novela tinha um jornalista cujo blog denunciou um corrupto”, conta Rafael Ziggy.

A novela “Malhação” mostra que está antenada nas redes sociais e cada personagem tem seu próprio Twitter, que é alimentado diariamente com assuntos da trama.  O Ziggy da vida real, que é viciado no microblogging, dá dicas para que as novelas sejam favorecidas pelas mídias digitais: “Sinto falta apenas de maneiras mais interativas de utilizar as redes sociais como parte da trama. Formas de integrar as pessoas nas novelas, filmes e séries aproveitando toda a mobilização que já acontece de forma espontânea na internet”.

Veja os twitters da galera de “Malhação”:

@malhacaogabriel
@malhacaocristal
@malhacaobabi
@malhacaoalexia
@malhacaobetao
@malhacaofilipe
@malhacaomichele
@malhacaodebora
@malhacaodouglas
@malhacaoziggy
@malhacaonatalia
@malhacaojeffim

*Colaboração: Fernanda Pineda

Veja tamb�m

Carregando...

Receba Not�cias

Hospedagem: UOL Host