UOL Entretenimento Televisão
 
17/08/2011 - 07h00

Tiririca diz que votaria em Natalie L'Amour, que se tornará deputada em "Insensato Coração"

FÁBIA OLIVEIRA*
Do UOL, no Rio
  • Deborah Secco em cena de Insensato Coração (junho/2011)

    Deborah Secco em cena de "Insensato Coração" (junho/2011)

Natalie L'Amour (Deborah Secco) vai se eleger deputada federal no último capítulo de "Insensato Coração", que vai ao ar na sexta-feira (19). A cena é uma crítica dos autores da novela ao sistema eleitoral brasileiro, em que candidatos populares ajudam a eleger outros que não foram votados. O assunto, inclusive, é discutido entre os personagens Haidée (Rosi Campos) e Kléber (Cássio Gabus Mendes), que explica à mãe de Natalie que sua filha está sendo usada para ajudar a eleger "mais corruptos". A cena lembra muito a eleição do deputado federal Everardo Tiririca que, procurado pela reportagem do UOL, afirmou, por meio de sua assessora, que "qualquer pessoa pode se candidatar e eu votaria nela".

Ricardo Linhares, que assina a autoria da trama ao lado de Gilberto Braga, diz que não se inspirou na eleição do ex-palhaço Tiririca para compor o desfecho da ex-participante de reality show. "Natalie é uma personagem de ficção. Não foi inspirada em alguém especificamente, embora tudo o que acontece na vida real funcione como inspiração. Sua eleição é um comentário crítico e bem-humorado sobre a política brasileira. Tomara que a novela leve os espectadores a refletir sobre o voto consciente", torce Ricardo.

Para o cientista político do Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Lattman Weltman, a exibição da cena não vai mudar o pensamento dos eleitores. "O público não precisa de novela para aprender a votar. Imagino que a cena tenha um tom mais crítico, para abordar o tal voto consciente, que até hoje eu não sei bem o que significa. O eleitor vai aprendendo a votar de acordo com seus interesses", analisa.

Na opinião de Fernando, o fato de Tiririca ter sido eleito não significa que ele vá seguir carreira na política. "Muitas celebridades se elegem, como o Tiririca e outros mais. Ele conseguiu um mandato. Vamos ver se ele vai se estabelecer na carreira. Ou ele consegue criar um eleitorado para ele, ou outro Tiririca vai aparecer", avalia Fernando.

Em "Insensato Coração", Natalie consegue se eleger depois de posar novamente para a revista fictícia "Fogo Alto" como "musa da impunidade zero". Durante a coletiva de imprensa do lançamento da publicação, ela jura ter sido enganada por Horácio (Herson Capri). Um repórter chega a dizer que ela estava do lado dele o tempo todo e usufruía do dinheiro dele. Antes que o jornalista termine sua pergunta, Natalie corta alegando que o que o marido fazia no escritório não era do seu conhecimento. E ela vai além: garante que, se soubesse que o dinheiro era roubado, ela o teria denunciado.

Quando Roni (Leonardo Miggiorin) encerra a coletiva, um homem aparentando uns 60 anos se aproxima. O fiel escudeiro de Natalie se antecipa dizendo que a entrevista já terminou, mas ele diz que não é jornalista. Leia como será o diálogo da cena

Valdemir - Eu não sou jornalista, sou político. Meu nome é Valdemir Prudente, sou presidente do PMP, Partido da Moralidade Pública. Natalie Lamour, você aceita se candidatar a deputada federal pelo meu partido? Eu tenho certeza de que vai estourar nas urnas!

Natalie fica atônita, mas aceita o desafio. Pouco tempo depois, ela aparece em uma praça do Horto em cima de um palanque, discursando ao lado de Valdemir. Haidê (Rosi Campos) e Fabíola (Roberta Rodrigues) assistem a tudo, do bar.

Natalie - A gente tem que deixar a sociedade brasileira em forma! O governo precisa entrar num regime bafônico! Se eu for eleita, faço uma drenagem linfática na corrupção!... Comigo! "Pra descascar o abacaxi, vote em Natalie!".

O jingle da campanha dá certo e Natalie consegue se eleger. Em um gabinete na câmara dos deputados, Natalie sorri para um fotógrafo, sempre acompanhada de Roni, que vira seu secretário.

Natalie - Eu sou o plus a mais do Congresso. Agora, ninguém me segura mais! Clica!

*Colaborou James Cimino

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host