UOL Entretenimento Televisão
 
13/07/2011 - 07h00

"Fazer sexo com alguém bêbado é covardia, não estupro", diz a Cecília de "Insensato Coração"

CARLA NEVES
Do UOL, no Rio
Veja os romances de Cecília em "Insensato Coração"
Veja Álbum de fotos

Em sua estreia na TV, a atriz Giovanna Lancellotti, de 18 anos, tem levantado questões polêmicas através de sua personagem, a responsável e romântica Cecília, de “Insensato Coração”. Desde que a trama das nove da Globo estreou, a adolescente já perdeu a virgindade, viu uma transa sua com Rafa (Jonatas Faro) ser gravada e divulgada na internet, terminou o namoro com o rapaz, engatou uma relação com Vinícius (Thiago Martins), fez sexo bêbada com ele e agora vai aparecer grávida do encrenqueiro estudante de direito, filho de Oscar (Luigi Baricelli).

Embora Giovanna acredite que Cecília serve de exemplo para “o que não se deve fazer em qualquer transa com alguém”, ela contou, por e-mail, ao UOL que não concorda que a adolescente foi vítima de um estupro. “Fazer sexo com alguém bêbado e não ciente de seus atos é covardia e falta de consideração com a pessoa, não estupro. Porque apesar de alcoolizada, a pessoa não foi obrigada a nada. Ela fica mais vulnerável e acaba cedendo, mas não é obrigada”, argumenta.

Todas as vezes que tinha cena de sexo, mal conseguia dormir. Ficava pensando em como seria... Graças a Deus, foram cenas muito tranquilas. Os meninos me ajudaram muito

Giovanna Lancellotti, atriz

Para Giovanna, o grande erro de Cecília foi ter bebido muito e não estar ciente do que estava fazendo quando transou com Vinícius, um cara sem caráter. “Ela foi inconsequente e irresponsável. Mas também estava fora de si, alcoolizada, e tem noção disso. Ela é como qualquer outra pessoa. Está sujeita a cometer erros. Não é justificável, mas no dia seguinte ela se mostrou madura reconhecendo seu erro”, defende. Giovanna acha que o que aconteceu com a personagem é um alerta para que o público não faça o mesmo. “A novela mostra na ficção os exemplos da vida real. Costumo dizer que os personagens são ‘cobaias’ que passam por várias coisas com o intuito de evitar que os telespectadores passem”, afirma.

A gravidez de Cecília virá à tona justamente no momento em que a adolescente faz as pazes com Rafa e já causa indignação no público. “As pessoas falam: ‘como uma menina que foi certinha e responsável a vida toda pode engravidar de um canalha desses numa única transa?’”, conta, acrescentando que sabe que ninguém está livre dos imprevistos. “Acidentes podem acontecer com qualquer pessoa. A Cecília sempre foi responsável, mas num deslize, engravidou e terá de arcar com as consequências disso”, diz.

  • Divulgação

    Giovanna Lancellotti no papel de Cecília (fev/2011)

A torcida de Giovanna é para que Cecília tenha o bebê e termine com Rafa na história. Afinal, segundo a atriz, “eles se amam de verdade”. “Vejo ela formada em direito, começando a exercer a profissão e casada com o Rafa, criando seu filho. Quero que ela construa sua família e trabalhe naquilo que estudou e gosta”, torce.

“Nenhuma das cenas teve vulgaridade, foi tudo muito delicado”, diz

Estreante em novelas, Giovanna admite que ficou com medo antes de gravar as cenas de sexo de Cecília com Rafa e Vinícius. “Todas as vezes que tinha cena de sexo, mal conseguia dormir. Ficava pensando em como seria... Graças a Deus, foram cenas muito tranquilas. Os meninos me ajudaram muito, fizeram tudo com muito profissionalismo e respeito. A direção também foi muito bacana. Nenhuma das cenas teve vulgaridade, foi tudo muito delicado”, afirma.

A atriz conta que, no início da novela, não esperava que Cecília fosse ganhar tanto destaque na história. “Pensei que a personagem fosse ficar apenas como ‘a irmã conselheira da Leila [Bruna Linzmeyer]’. Com o tempo, ela foi tendo sua própria história, seus próprios conflitos. Fico muito feliz em ver a proporção que a história dela tomou e o carinho que despertou nas pessoas”, diz.

Nascida em Ribeirão Preto e criada em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Giovanna admite que ainda está se adaptando à vida depois da fama. Inclusive por namorar Pe Lanza, vocalista do grupo Restart. “Ainda é tudo muito novo para mim, estou me acostumando aos poucos. Às vezes fico meio assustada ao ver como as coisas mudaram, que qualquer coisa que poste no Twitter pode virar notícia de sites. Mas sei que isso faz parte da carreira que escolhi para mim”, afirma.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host