UOL Entretenimento Televisão
 
08/07/2011 - 19h11

"A Paula quer suprir uma carência e tem problemas emocionais", conta Tainá Muller sobre sua personagem em "Insensato Coração"

Do Pop Tevê
  • Além de atriz, Tainá Muller já foi VJ da MTV

    Além de atriz, Tainá Muller já foi "VJ" da MTV

Antes de iniciar a carreira como atriz, Tainá Müller, no ar como a enjoada Paula de "Insensato Coração", foi "VJ" da MTV de Porto Alegre e atuou como modelo no Brasil e no exterior. Transitando entre essas áreas, a gaúcha foi colhendo experiências de vida e a certeza de que a interpretação seria seu próximo passo profissional. "Sempre amei cinema e vi que esse era um caminho óbvio", afirma. Apesar da pouca vivência no ramo quando interpretou a jovem Marcela no filme "Cão Sem Dono", em 2007, sua atuação lhe rendeu os prêmios de melhor atriz nos festivais de Recife e Cuiabá. No mesmo ano, ela começou a explorar outros campos e estreou na televisão em "Eterna Magia", novela de época que ocupava o horário das seis da Globo. "É bom fazer algo cabeça, mas é bom também entrar em um veículo de massa e falar com um público maior",  compara a gaúcha sobre sua experiência no cinema alternativo e na tevê.   

É bom fazer algo cabeça, mas é bom também entrar em um veículo de massa e falar com um público maior

Tainá Muller sobre sua carreira

Desde que começou a interpretar a patricinha Paula, Tainá se tornou um rosto mais conhecido. "As pessoas reconhecem mais por ser uma novela do horário nobre e eu adoro o retorno do público", opina a atriz de 29 anos, que acredita que a profissão envolve uma enorme responsabilidade. "Ser ator não é fácil porque você está lidando com a alma humana e tem como objetivo causar emoção e promover uma reflexão", avalia. Depois de protagonizar "Revelação", no SBT, Tainá está vivendo sua terceira experiência na tevê e celebra o sucesso em "Insensato Coração". "A Paula é muito complexa e tem sido uma grande felicidade poder interpretá-la", comemora.

Pop Tevê – Desde o início da trama, a Paula mostrou um caráter dúbio. Você acredita que a personagem se desenvolveu como vilã aos poucos ou que sempre teve esse perfil e não tinha, até então, mostrado esse lado dela?
Tainá Muller– Ela é muito interesseira, mas acho que isso transcende a questão material. A Paula quer suprir uma certa carência e tem vários problemas emocionais. No começo, ela já se apresentava como uma jovem problemática, só que tem ficado mais má com o tempo. Não foi sempre assim. Ela sofre muito com a situação da família e com o namorado, então vai adquirindo mais esse ar de vilã ao longo da trama e causando mais problemas com todo mundo.

Pop Tevê – Como foi a sua preparação para viver a Paula e qual a sua relação com o público, levando em consideração as maldades e frescuras dela?
Tainá Muller– Eu assisti a alguns filmes como "O Diabo Veste Prada" e comecei a andar muito em shopping para observar o comportamento das meninas. Eu quis captar essa atmosfera do consumo para poder estar em contato com a realidade dela. É muito divertido interpretar a Paula, mas não dá para ter a vaidade de querer fazer o público simpatizar com a personagem porque eu tenho que convencer como vilã.

Pop Tevê – Você foi repórter do programa "A Liga", da Band, em 2010, fazendo matérias sobre temas pesados, como drogas e prostituição. No mesmo ano, viveu a personagem Clara de "Tropa de Elite 2", que era uma jornalista investigativa. Como foram as duas experiências?
Tainá Muller – A experiência de "A Liga" foi tão intensa quanto brutal. Ali, eu estava lidando com a realidade e esse contato foi muito triste, mas muito transformador. Com a Clara, eu precisava chegar a um extremo emocional muito grande, senão não estaria sendo honesta com quem já lidou com as situações que ela enfrenta no filme. As duas experiências me fizeram crescer e amadurecer muito. Foi um verdadeiro rito de passagem para a idade adulta.

(Ana Paula Hinz)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host