UOL Entretenimento Televisão
 
21/06/2011 - 07h00

"Xicão vai levantar a bandeira contra a homofobia", conta Wendell Bendelack sobre seu personagem


Do Pop Tevê
  • Não sou uma pessoa engraçada no dia a dia, mas me transformo quando entro no personagem, confessa Wendell

    "Não sou uma pessoa engraçada no dia a dia, mas me transformo quando entro no personagem", confessa Wendell

Personagens repletos de trejeitos são a especialidade de Wendell Bendelack. Já há oito anos em cartaz com a peça "Surto", ele se destacou interpretando a escandalosa Jezebel. No palco, ele abusa de caretas e movimentos com as mãos para dar vida à inquieta professora de teatro. Atualmente, o ator está no ar em "Insensato Coração" no papel do homossexual Xicão, que trabalha no quiosque de praia de Sueli, interpretada por Louise Cardoso. Para vivê-lo, Wendell teve de realizar o processo contrário ao de outros papéis que já passaram por sua carreira. Apesar de fazer alguns gestos que lembram um comportamento afeminado, o objetivo do ator foi construir um personagem que não soasse caricato. "Apesar do Xicão ser assumidamente gay, a direção da novela quis que ele se soltasse aos poucos. Houve uma preocupação de fazê-lo engraçado e com um certo 'glamour', mas também o mais natural possível. Ao longo da trama é que ele vai mostrando seu lado mais afetado", conta.

Para Wendell, desenvolver aos poucos esse comportamento é mais fácil devido ao ritmo linear de gravações. "Estou gravando em sequência, ou seja, na mesma ordem que elas vão ao ar, o que ajuda muito na hora de montar o personagem", analisa, comparando com a rotina irregular que já enfrentou no cinema. Na novela, a chefe de Xicão, Sueli, acaba transformando seu quiosque em um "point" gay depois de colocar a bandeira arco-íris - símbolo do movimento - para enfeitar o local. Depois de descobrir que o próprio filho é homossexual, a temática ganhará destaque na trama e personagens como o de Wendell Bendelack ganharão mais força no folhetim. Mesmo sem estar em um papel muito grande, Wendell torce para que seu personagem seja polêmico. "O Xicão vai levantar a bandeira contra a homofobia. Quero mais que ele bote lenha na fogueira e abra espaço para mais discussão sobre o assunto", apoia.

O Xicão vai levantar a bandeira contra a homofobia. Quero mais que ele bote lenha na fogueira e abra espaço para mais discussões

Apesar de já ter feito algumas participações em novelas da Globo e ter tido um quadro no "Zorra Total", esta é a primeira vez que Wendell desenvolve um personagem com história mais consistente na tevê. O convite partiu do próprio autor de "Insensato Coração". Foi assistindo a "Surto" no teatro, que Gilberto Braga decidiu chamar Wendell para o papel de Xicão. "A peça foi um divisor de águas. Depois dela começaram os convites para cinema e tevê", conta o ator, que é responsável por produzir, dirigir e atuar no "Surto" junto com os amigos artistas. Nessa produção teatral e em outras como "O Incrível Segredo da Mulher Macaco", ele é um dos que mais contagiam a plateia com seu humor. Mesmo assim, ele garante que não arranca risos o tempo inteiro "Não sou uma pessoa engraçada no dia a dia, mas me transformo quando entro no personagem", confessa.

Foi já na infância, em peças escolares, que Wendell percebeu que queria ser ator. Mesmo assim, cursou Direito porque gostava de romances policiais e, principalmente, para agradar a mãe. "Quando me formei, entreguei meu diploma para ela e fui para o Rio de Janeiro correr atrás do meu sonho de atuar", relembra aos risos o ator, que aproveita o que aprendeu no curso na atual profissão. "O Direito foi uma das melhores escolas de interpretação que eu fiz porque você precisa defender uma ideia a todo custo quando você pega um caso", explica. Depois do Direito, Wendell fez aulas de teatro e, recentemente, voltou a estudar interpretação. "Quero sempre me renovar para não cair na mesmice", avalia. O sonho de participar ativamente de uma novela já foi realizado e, agora, Wendell Bendelack, que é fã de Glória Pires, espera poder ter mais uma satisfação profissional e contracenar com ela em "Insensato Coração". "Quem sabe a Norma não aparece no quiosque atrás de alguma pista das armações do Léo?", torce citando a personagem da atriz e o de Gabriel Braga Nunes.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host