UOL Entretenimento Televisão
 
03/02/2012 - 06h30

Antiga casa de Griselda, de "Fina Estampa", vira ponto turístico no Rio

Renato Damião
Do UOL, no Rio

Desde que “Fina Estampa” estreou em agosto de 2011 a vida de José Gabriel de Souza, 63, mudou. O comerciante é dono da residência onde o Pereirão (Lília Cabral) viveu maior parte da trama com sua família. A casa, localizada na avenida do Pepê, zona oeste do Rio, virou point. Curiosos vão até o local para fotografar e, aos domingos, acontece o Pagode da Baiana, criado por José Gabriel há mais de vinte anos.

“Moro nessa casa há 25 anos e tenho o Bar da Baiana. A novela trouxe para cá pessoas que não conheciam o local. Todo mundo quer tirar foto da casa da Griselda e até comigo”, contou José Gabriel ao UOL.

José Gabriel mora com a filha, Gabriela, de 13 anos. Há três anos ele ficou viúvo de Rosane, a tal baiana que deu nome ao bar e ao pagode. “Morávamos no morro do Salgueiro antes de mudarmos para cá. Também tínhamos um bar lá, mas eu sempre gostei de praia, de pescar e acabei vindo para cá”, relembrou Gabriel explicando o motivo que o levou a fixar moradia no Quebra-Mar.

O “Pagode da Baiana” acontece todos os domingos – “desde que haja Sol”, frisou Gabriel – e conta com as participações de grupos de pagode de mesa, como o Cabana do Salgueiro. “Eu costumo mais apresentar o pagode, mas à vezes também toco tumbadora”, revelou ele que admite ser fã de Zeca Pagodinho.

“Zeca é meu amigo, já fomos mais próximos, ele vinha aqui durante a semana para tomar uma cervejinha, mas ele era mesmo muito próximo a minha esposa, gostava de conversar com ela”, garantiu José Gabriel que hoje conta com ajuda de uma cozinheira para manter o bar.

No entanto o sucesso não mudou a rotina de José Gabriel: “Nunca tirei foto com os artistas”, garantiu ele que acompanha a novela todos os dias e diz adorar o Pereirão: “Tenho simpatia por todos os atores e personagens, mas a Lília Cabral é muito gente boa, humilde, maravilhosa”, elogiou.

Pé no chão, José Gabriel sabe que uma hora a novela irá acabar, mas pretende manter o sucesso do bairro. “Eu quero fazer uma novela misturada com o pagode. Vou manter uma parte do cenário que é feito de compensado. A parede da minha casa mesmo é vermelho e branco, em homenagem ao Salgueiro”, confessou.

A ideia de José Gabriel é que com o fim da novela o Pagode da Baiana ganhe novos nomes como o Pagode do Pereirão ou o Pagode do Pereirinha e assim por diante. Enquanto isso não acontece, José Gabriel torce para que a filha tenha uma oportunidade para mostrar o talento; ela quer ser atriz ou dançarina, “quem sabe fazer parte da escolinha da Globo”.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host