UOL Entretenimento Televisão
 
28/10/2011 - 07h04

"A Marcela é uma truqueira forçada", diz Suzana Pires sobre sua personagem em "Fina Estampa"

Do Pop Tevê
  • Suzana Pires interpreta Marcela em Fina Estampa

    Suzana Pires interpreta Marcela em "Fina Estampa"

Desde setembro, Suzana Pires, a Marcela em "Fina Estampa", tem se deparado com uma situação ainda inédita em sua carreira na tevê. "O público me olha desconfiado. Venho de uma personagem que era o oposto – a Janaína em "Araguaia". Devem pensar 'será que ela vai fazer uma maldade?'. Já estava preparada para que isso acontecesse, mas quando aconteceu levei um susto. Mas estou acostumada agora", diverte-se a atriz, referindo-se à reação das pessoas nas ruas.

A minha personagem tem a arrogância do 'wanna be'. Ela quer ser poderosa, se veste bem, se vende jurando que é tudo isso. Ela é uma truqueira forçada

Suzana Pires sobre sua personagem em "Fina Estampa"

Na novela das nove, o papel de Suzana é o de uma repórter que não tem qualquer ética. Aliás, o caráter duvidoso da personagem Marcela fica evidente em quase todas suas cenas. É assim na relação de interesse com a "amiga" e vilã Tereza Cristina, de Christiane Torloni, e no clima de sedução com o rico empresário Paulo, de Dan Stulbach. Tudo é friamente planejado pela jornalista. "A minha personagem tem a arrogância do 'wanna be'. Ela quer ser poderosa, se veste bem, se vende jurando que é tudo isso. Ela é uma truqueira forçada", taxa, às gargalhadas.

Suzana Pires ainda precisou encontrar um jeito de dar pitadas de perua sarcástica na composição da sua personagem. Afinal de contas, o sonho dela é ser a mulher de Paulo, que é casado com Esther, de Julia Lemmertz. Com todo esse "caldeirão" de tons densos, Suzana se mostra firme e confiante. "Agora eu acho que os tons estão equalizados", acredita. A segurança da atriz não é gratuita. Além do retorno do público de olhar desconfiado, existe também o respaldo de Aguinaldo Silva, autor do folhetim. Mesmo eles não tendo conversado diretamente sobre o desempenho da atriz no papel. "Ainda não. O retorno do autor é pelas cenas. Não é necessário que fale. Ele fala através do texto", frisa, bem-humorada.

Pop Tevê - Como foi o processo de composição do visual da sua personagem?
Suzana Pires - O corte no cabelo foi a primeira mudança que eu fiz. Além disso, também uso lente de contato colorida, que me rendem histórias. Já fui embora usando elas e outra vez esqueci e entrei no estúdio apenas usando uma em um olho (risos).

Pop Tevê - A sua personagem tem feito de tudo para se dar bem. Você espera que o público perdoe as ações dela?
Suzana Rodrigues -  Eu torço que não perdoem. Ninguém perdoaria se fosse enganado por ela (risos).

Pop Tevê - Você já fez vários trabalhos na tevê. Mas o destaque maior veio depois de "Caras & Bocas" e "Araguaia". Agora em "Fina Estampa", como você avalia o desenvolvimento da sua carreira?
Suzana Rodrigues - O público está podendo acompanhar a minha pegada como atriz. Tenho feito personagens diferentes e isso é um trabalho de composição, passo a passo. Meu barato é descobrir pessoas novas. É o que me move artisticamente.

Pop Tevê - Em "Caras & Bocas", você viveu uma nordestina. Em "Araguaia", uma humilde comerciária e agora, em "Fina Estampa", é uma jornalista mau-caráter. De qual maneira você gosta de ser reconhecida pelo seu trabalho?
Suzana Rodrigues - Pela versatilidade. Eu trabalho para que isso seja uma assinatura. Estou na fase de me comunicar com o público, de me apresentar profissionalmente para eles e trabalho por esse caminho. Não tenho pressa. Nunca tive. Tenho ritmo e não pressa. A pressa estraga tudo. Ter ritmo é bom.

(Gabriel Sobreira)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host