UOL Entretenimento Televisão
 
19/10/2011 - 07h05

Dira Paes justifica surras de personagem em ''Fina Estampa'' e critica impaciência da ministra Iriny Lopes

MICHELE GOMES
Colaboração para o UOL, do Rio
  • Dira Paes, no papel de Celeste, em Fina Estampa (2011)

    Dira Paes, no papel de Celeste, em "Fina Estampa" (2011)

Celeste, personagem de Dira Paes na novela "Fina Estampa", virou tema de tantos debates, que foi parar em Brasília. A atriz contou ao UOL como são feitas as cenas de briga entre sua personagem e o marido violento, Baltazar (Alexandre Nero), além de ter rebatido as sugestões da ministra Iriny Lopes sobre as cenas de violência contra Celeste na trama.

"A gente provoca a agonia para depois trazer a solução. É isso que a ministra precisa entender. A novela ainda está no começo e tem muita coisa para acontecer. Ela vai dar a volta por cima e se tornar mais independente, mas é preciso ter sofrimento para haver uma virada. E ela é exemplo de muitas mulheres que sofrem caladas por amor, até que um dia descobre o amor próprio. Mas, como na vida real, isso às vezes demora para acontecer", opinou.

Logo que Celeste demonstrou ser vítima de violência doméstica, a ministra da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, sugeriu publicamente ao autor da novela, Aguinaldo Silva, que a personagem buscasse a Rede de Atendimento à Mulher, por meio do telefone 180. A ministra enviou um ofício à Rede Globo, em que pedia também que Baltazar, o marido violento da trama, fosse punido e enquadrado na lei Maria da Penha. Iriny foi a responsável por tentar proibir o comercial em que Gisele Bündchen usa calcinha e sutiã para dar más notícias ao marido.

"Parece até que a Celeste apanha muito. Mas não é bem assim, porque a gente ensaia muito no estúdio para evitar problemas. Ainda tem uma equipe de efeitos especiais que insere barulhos de brigas, coisas caindo e isso dá uma veracidade maior na hora da ação. Na verdade, usamos muitas técnicas, mas sempre acontece algum imprevisto. Tem uma cena em que a Celeste vai revidar os tapas que leva do Baltazar. Fiquei morrendo de medo de machucar o Alexandre. Mas deu tudo certo", contou a atriz.

MULHERES AGREDIDAS PELOS MARIDOS DÃO DEPOIMENTOS AO UOL

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host