UOL Entretenimento Televisão
 
05/10/2011 - 22h36

Globo não exibe cena de "Fina Estampa" entre tia Íris e Álice

JAMES CIMINO
FÁBIA OLIVEIRA
Da Redação

A Globo não exibiu no capítulo desta-quarta-feira (5) uma cena de "Fina Estampa" que insinuava um romance entre as personagens tia Íris (Eva Wilma) e Álice (Thaís de Campos). A cena constava do roteiro do capítulo 39, ao qual o UOL Televisão teve acesso, e mostraria as duas personagens na mansão dos Velmont em companhia de Crô (Marcelo Serrado) e da empregada Marilda (Kátia Moraes). Todos os personagens estavam apreensivos com o sumiço de Tereza Cristina (Christiane Torloni), que tinha ido à casa de Griselda (Lília Cabral) para tirar satisfações com a rival. Nesse momento, aconteceria, então, o seguinte diálogo:

ÍRIS                          — Eu que o diga, pois graças àquela jornalistazinha de quinta, passei a noite acordada do lado de fora do quarto de hóspedes... Eu e a coitadinha da Álice!

Ainda segundo o roteiro, após essa fala, Íris faria um carinho no rosto de Álice.

ÁLICE                       — Não se preocupe querida Íris... Quer dizer, querida dona Íris, sou uma mulher forte e muito resistente.

ÍRIS                          — Eu sei, darling, já me apoiei na sua fortaleza por muitas vezes e sempre me dei muito bem. 

MARILDA                — Não tô gostando nada disso. Qual é a dessas duas?

CRODOALDO        — Não me pergunte o que eu não sei... E o que, pelo menos hoje, nem me interessa saber...

Logo após o fim do capítulo, a cena também não estava disponível no site da novela. Procurado pela reportagem logo após o final da exibição da trama, o autor Aguinaldo Silva disse estar em uma reunião e não saber se houve mesmo o corte, pois não dispunha do roteiro em mãos.

Entretanto, questionado um dia antes se haveria um caso de amor entre as duas personagens, Silva nem confirmou nem negou a existência do romance. Em vez disso, desconversou completamente: “Se rola ou não rola só elas saberão ao longo de toda novela. Quanto aos demais personagens, ao público e aos jornalistas, só restará fazer conjeturas. As duas são amigas íntimas e, você sabe, a amizade entre as mulheres permite certas liberdades que, entre homens, seriam consideradas suspeitas. As mulheres andam de mãos dadas, se beijam, trocam carícias, e tudo isso é visto com a maior naturalidade. Tia Íris e Álice são amantes ou são apenas velhas amigas íntimas? Prometo a você que essa pergunta não terá jamais uma resposta. Cada um pense o que quiser...”

Este não é o único diálogo dúbio entre as duas personagens. Nos capítulos previstos para ir ao ar na quinta, sexta e sábado, há outras cenas em que aparecem insinuações quanto a uma possível relação entre as duas. Um tuiteiro chegou a dizer que o autor falou em seu perfil no microblog que as duas personagens seriam "meio Gertrude Stein e Alice Toklas", um notótrio casal homossexual dos anos 1930.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host