UOL Entretenimento Televisão
 
27/08/2011 - 07h00

"Tentei fazer o Inácio de uma forma encantadora", diz o ator Maurício Destri de "Cordel Encantado"

Do Pop Tevê
  • Maurício foi escolhido a dedo para o papel

    Maurício foi escolhido a dedo para o papel

Maurício Destri sempre foi apaixonado pelo teatro e não pensava em trabalhar na tevê até ser chamado para os testes de "Cordel Encantado". Ao contrário de muitos atores, que buscam oportunidades, a chance de fazer o príncipe Inácio na novela das seis é que veio até ele. "Eu estava em treinamento para ser garçom em um restaurante. O Luciano me viu trabalhando e falou que eu era a cara do personagem", conta o ator, referindo-se ao produtor de elenco do folhetim Luciano Rabello. Na época, Maurício já cursava teatro no Instituto de Arte e Ciência – Indac, em São Paulo, e acabou decidindo ver como era um processo seletivo para a televisão. "Eu entrei no estúdio e estava um pouco disperso. Não estava confiando em mim mesmo", relembra o ator, que inicialmente fez testes para fazer o príncipe Felipe. Apesar de ter travado três vezes antes de, realmente, conseguir interpretar suas falas, o ator conquistou o papel do infante Dom Inácio.

Na trama, Inácio é um príncipe de Seráfia do Sul que vai para Brogodó, no Brasil, com a realeza e acaba se apaixonando pela doce Antônia, vivida por Luiza Valdetaro. Para montar a história de amor dos dois, o ator se inspirou no filme "Romeu + Julieta", de Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio. "Eu tentei fazer o Inácio de uma forma encantadora, como se ele estivesse declamando tudo o que dizia", explica. A relação em cena com Luiza deu tão certo, que o ator chegou a pensar em encenar Romeu e Julieta, de Shakespeare, nos palcos. "Mas antes precisaria ler muitas obras dele para me preparar. Talvez eu ainda não esteja pronto", pondera.

Eu tentei fazer o Inácio de uma forma encantadora, como se ele estivesse declamando tudo o que dizia

Maurício Destri fala sobre o príncipe Inácio

Depois de quase casar com Antônia, Inácio acaba desistindo de manter o romance ao perceber o quanto estava sendo egoísta. "Ele deixa uma mulher ferida na estrada para ir atrás da Antônia. Quando volta, a mulher morre nos braços dele e aí se inicia um grande conflito interno", analisa. Depois disso, Inácio passa por uma grande transformação. Ele larga todo o dinheiro e conforto que sempre teve para se dedicar a ajudar os pobres.

Na cena em que o príncipe muda radicalmente seu comportamento, ele doa suas roupas para um mendigo e fica nu em praça pública. A mudança no papel foi uma difícil composição para Maurício, que chegou a pensar em raspar a cabeça para demonstrar a libertação material e espiritual do personagem. "O pessoal da caracterização não aceitou. Então, eu sugeri o contrário. Acabei ficando cabeludo e sem fazer a barba. Também não uso muita maquiagem", conta. Além da grande diferença física, Inácio ficou ainda mais sereno. "Eu já trouxe, desde o começo, a leveza do personagem. Foi difícil demonstrar a nova consciência dele" , avalia.

A nova fase do príncipe tem a ver com Maurício, que também deixou tudo para trás para se dedicar a algo em que acreditava. O ator saiu de casa, em Criciúma, Santa Catarina, aos quinze anos. Depois de ler "Hamlet", de Shakespeare, se apaixonou pelo teatro e começou a se dedicar a arte da interpretação. No curso do Indac, participou de montagens como "O Santo e A Porca", de Ariano Suassuna. Enquanto isso, para se sustentar, chegou a trabalhar fazendo "bicos". "Eu não queria pegar um emprego fixo, senão não teria tempo para o palco. O teatro não me dava dinheiro, mas me dava muito prazer", destaca.

Para continuar morando em São Paulo, Maurício se hospedou na casa de amigos, parentes e em um pensionato. E chegou a ter tão pouco dinheiro que não sabia o que ia comer no dia seguinte. Mas, apesar de toda a dificuldade, afirma que não teria problema em passar por tudo de novo. Só que agora sua vida já está em um rumo bem diferente. "Televisão era uma linguagem que não me interessava, mas me surpreendeu. Acho que muitas portas podem se abrir", conclui.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host