UOL Entretenimento Televisão
 
22/07/2011 - 15h54

"Amo o Rio e o futevôlei me diverte e relaxa", diz Mouhamed Harfouch, o Farid, de "Cordel Encantado"

Do Pop Tevê

Nem sempre as origens familiares são tão influentes na vida de um descendente de imigrantes. Mouhamed Harfouch, apesar do nome, nasceu no Rio de Janeiro e sua rotina é típica de um "carioca da gema". Quando não está gravando, o intérprete do poligâmico Farid, de "Cordel Encantado", vai direto para o futevôlei no posto 10 do Leblon, bairro onde foi criado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e, com os "amigos de rede", passa horas na praia jogando.

"Meu pai é sírio e por isso o nome. Mas amo o Rio e o futevôlei me diverte e relaxa", explica o ator. A escolha pelo esporte veio de uma paixão antiga pelo futebol de campo. Desde pequeno, Mouhamed era levado pelo pai à sede do Flamengo, na Lagoa, para a escolinha de futebol. Ele chegou a ser chamado para treinar no clube profissinalmente, quando decidiu ser ator e, por isso, abandonou o esporte.

"O futebol é perigoso porque rola muito contato, choque. Isso era complicado por conta da profissão que escolhi. Assim descobri o futevôlei", justifica ele, que também optou pelo esporte praiano por conta da praticidade. "Preciso apenas de quatro pessoas para jogar. Em um tempinho que tenho livre, ligo para os amigos de infância e a galera se encontra lá rapidinho. O futebol tem de formar o time, marcar o campo...", compara.

Veja o Bate-papo UOL com o ator

Apesar de ser encarado apenas como uma brincadeira por Mouhamed e os amigos, os jogos acabam ficando sérios e disputados devido ao espírito competitivo do grupo. Quando o "minicampeonato" começa a ficar mais acirrado, eles discutem e ficam implicando uns com os outros. Mas, depois de terminada a sequência de jogos, todos riem e ninguém sequer se lembra da rivalidade. "No calor do momento a gente leva a sério. Quando passa, damos umas risadas e deixamos que venham os próximos jogos", explica Mouhamed, às gargalhadas.

Além de jogar futevôlei por diversão, o ator também o utiliza para manter a forma e se desligar do ritmo intenso de gravações do folhetim da Globo. Esportista desde criança, Mouhamed alega ser difícil manter uma rotina de exercícios por conta das gravações de "Cordel Encantado" e aproveita o momento de lazer para cuidar do corpo e da saúde. "A ideia é relaxar e eu saio moído da praia. Mas é um cansaço bom", garante. Por isso, o ator tenta não ficar mais de uma semana sem jogar. "Também evito faltar para não perder a prática. É um esporte de ajuste muito fino", ensina.

Mas, desde que estreou no folhetim da Globo, os treinos no Leblon já não são os mesmos. O ator sofre com o constante assédio do público, que o manda escolher entre as três mulheres que mantém na novela. "As brincadeiras acontecem o tempo todo. Tem homem que até pede uma delas", conta, depois de ser parado duas vezes para tirar fotos. "Não me incomodo com isso. É o meu primeiro personagem de mais destaque. Fico satisfeito com a aceitação", garante.

Nas últimas semanas da trama, Neusa, Bartira e Penélope, interpretadas, respectivamente, por Heloísa Périssé, Andréia Horta e Paula Burlamaqui, descobriram que Farid era casado com as três. Desolado, o farsante não consegue optar por apenas uma. "Ele realmente é apaixonado pelas três. Lembro de uma cena na qual ele dizia que não viveria sem nenhuma delas. E ele leva com normalidade por conta da sua cultura", defende ele, que arrancou gargalhadas das mulheres que estavam próximas. "Difícil entender mesmo", entrega, rindo.

(MANU MOREIRA)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host