UOL Entretenimento Televisão
 
11/07/2011 - 07h00

"Ela tem uma enorme vontade de se livrar das amarras que a prende", diz Luiza Valdetaro sobre Antônia de "Cordel Encantado"

Do Pop Tevê
  • Luiza conta que no início da novela passou dias gravando cenas somente no quarto de Antônia

    Luiza conta que no início da novela passou dias gravando cenas somente no quarto de Antônia

Para interpretar Antônia, Luiza Valdetaro também teve de experimentar uma clausura semelhante à de sua sofrida personagem. Enquanto a maioria dos atores de "Cordel Encantado" vivia uma grande correria para gravar as inúmeras sequências externas, a atriz ficava restrita ao cenário do quarto da jovem. "Eu fazia bastante cenas dela ali e encerrava o dia", conta a atriz, que acabou tendo uma rotina de gravação menos frenética, só que pouco diversificada por causa disso. Na época, Antônia estava presa em seu próprio quarto por culpa de Timóteo, vivido por Bruno Gagliasso, que só porque é irmão da moça pensa que pode controlá-la. Apesar de já ter sido trancafiada e até apanhado dele, em nenhum momento, Antônia deixou de tentar reagir. "Ela fez greve de fome em protesto e até adoeceu", defende.

Ela fez greve de fome em protesto e até adoeceu

Luiza Valdetaro sobre Antônia

Agora, Antônia está novamente presa. Mas, desta vez, sua liberdade está restrita à casa de Batoré, de Osmar Prado. Apesar de estar noiva do delegado de Brogodó e tentar fingir uma certa obediência, a jovem tem conseguido sair escondida do casarão de vez em quando. "Ela não se conforma com sua condição e não vai desistir. Ela não quer casar com ele. O choro dela é um choro de raiva", analisa. Além de sempre ter tido a vida controlada, antes pela família e agora pelo noivo, Antônia não sabe ler e nem escrever. Para Luiza, apesar de nunca ter tido oportunidades, a jovem é um exemplo de garra e determinação.  "Ela é uma grande ignorante do mundo, não conhece nada sobre ele. Ao mesmo tempo, tem uma enorme vontade de se livrar das amarras que a prendem", ressalta.

O jeito doce de Antônia, que na trama tem 16 anos, contribui, ainda mais, para que as pessoas se surpreendam com a maturidade de Luiza Valdetaro. Aos 25 anos, a atriz é casada, mãe de uma menina de 3 anos e ainda trabalha produzindo textos publicitários. Além de desenvolver conteúdo para o site do Rock in Rio 2011, ela também empresta sua voz e imagem para a divulgação do evento musical em vários veículos de comunicação. O seu perfil independente em nada lembra a ingênua Antônia. Para poder convencer o público da inocência e falta de experiência de vida da personagem, Luiza usa figurinos mais românticos, como vestidos claros e cheios de babados. Nos cabelos, as trancinhas também contribuem para deixá-la mais jovial. Mas, para a atriz, isso é apenas parte da criação cênica. "É claro que eu tenho uma aparência nova e a caracterização ajuda muito, mas a interpretação é o mais importante na hora de trazer esse frescor para ela", argumenta.

Luiza Valdetaro estreou na novela "Celebridade", em 2003, e ganhou destaque quando protagonizou "Malhação", três anos depois. Agora, em "Cordel Encantado", a atriz comemora sua maior satisfação profissional. "É o melhor personagem que ganhei até hoje. A Antônia é complexa e distante da minha realidade", afirma. Os ótimos índices de audiência também fazem com que a atriz tenha um carinho ainda maior pelo folhetim. "O sucesso é uma bola de neve. As pessoas ficam felizes com a repercussão e aí trabalham com mais empenho", opina Luiza, que acredita que a boa aceitação do público se deve à qualidade técnica e artística da novela. "A direção é incrível e a Amora tem um cuidado enorme com a intenção da cena e com a linha de continuidade do personagem", elogia, citando a diretora-geral, Amora Mautner. "É mulher, né? Mulher tem essa sensibilidade", conclui, aos risos.

 

(Ana Paula Hinz)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host