UOL Entretenimento Televisão
 
04/05/2011 - 07h00

Conheça receitas de Maria Cesária, a cozinheira que fisgou o rei Augusto em "Cordel Encantado"

CARLA NEVES
do UOL, no Rio
Veja como Cesária fisgou rei Augusto pelo estômago
Veja Álbum de fotos

Antes de fisgar o coração do rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) em “Cordel Encantado”, Maria Cesária (Lucy Ramos) já havia fisgado outro órgão do nobre de Seráfia do Norte: o estômago. Afinal, não foram poucos os quitutes que a cozinheira do prefeito Patácio Peixoto (Marcos Caruso) preparou para o rei desde que ele chegou a Brogodó e se hospedou no Palácio do Governo. “O primeiro contato do rei Augusto com a Maria Cesária foi justamente depois que ele se deliciou com o banquete preparado por ela e quis visitar a cozinha para saber quem era a cozinheira”, lembra Lucy Ramos.

Conheça algumas receitas dos quitutes apresentados em "Cordel Encantado"

Vol au vent Queijadinha Escondidinho
Papo de Anjo Nega Maluca Jabá com Jerimum

Entre os pratos que a bela cozinheira já serviu ao rei estão: escondidinho de abóbora com carne-seca, jabá com jerimum, queijadinhas, nega maluca, empadinhas de queijo coalho, papo de anjo, coração de moça e vol au vent de vatapá com camarão seco. Para se familiarizar com temperos fortes  – tão presente na trama de Duca Rachid e Thelma Guedes –, Lucy conta que frequentou um restaurante de comida contemporânea em São Paulo. “Visitei a cozinha do restaurante ‘Mestiço’, da chef Ina de Abreu, e conheci uns temperos para me acostumar com essa relação com a comida”, conta a atriz, acrescentando que também assistiu a alguns filmes sobre o tema, como “A Festa de Babette”, de Gabriel Axel, e “Como Água Para Chocolate”, de Alfonso Arau.

  • Divulgação/TV Globo

    Lucy em cena de "Cordel Encantado" (abril/2011)

Lucy conta, no entanto, que –apesar de sua personagem viver na cozinha, entre deliciosas receitas salgadas e doces– ela não tem tempo de experimentar o cardápio que Maria Cesária serve ao rei. “Uma vez só comi um feijão tropeiro que estava delicioso. Mas é tanta correria e tanta cena que não dá tempo de provar nada. Além disso, as comidas são meio pesadas e, às vezes, gravamos de manhã”, justifica ela, comentando que constantemente é abordada na rua por pessoas que querem saber como são feitas as receitas da personagem. “Como vou muito ao mercado, toda vez as senhoras me param e pedem o caderninho de receitas da personagem”, acrescenta.

Depois do caderno de receitas da personagem, Lucy conta que o que o público mais pede é que a cozinheira termine com o rei. “As pessoas torcem muito pelo romance dos dois. Muita gente me pergunta quando é que a Maria Cesária vai virar rainha [risos]. Algumas pessoas contam que estão se emocionando demais com a novela. E falam com uma proximidade muito boa. É muito bonitinho”, orgulha-se a atriz, que, ao contrário de sua personagem, diz não ser tão expert na cozinha. “Não tenho cozinheira, então tenho que me virar. Não sou um talento como a Maria Cesária. Mas sei fazer um arroz, um feijão...”, garante, entre risos.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host