UOL Entretenimento Televisão
 
03/12/2011 - 07h15

Nanda de "A Vida da Gente" vai mudar de comportamento e também de visual na próxima fase da novela

Do Pop Tevê
  • Maria Eduarda interpreta a brincalhona Nanda em A Vida da Gente

    Maria Eduarda interpreta a brincalhona Nanda em "A Vida da Gente"

É comum escutar dos atores que, desde sempre, já estavam decididos quanto à sua profissão. Maria Eduarda, que interpreta a descolada Nanda de "A Vida da Gente", também se considera uma vocacionada. Mas essa certeza só bateu para seus familiares e sua professora de teatro depois de, em um dia de tempestade no Rio de Janeiro, ela chegar a nado no curso de interpretação. Além dela, que tinha 14 anos, apenas outro menino e a professora conseguiram chegar. "Diante desse esforço, a professora ficou comovida com a nossa vontade e arrumou uma vaga no Tablado para nós dois", lembra, referindo-se à famosa escola de teatro no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.
 
Hoje, aos 29 anos, a atriz é formada na escola de teatro e em Artes Cênicas na Uni-Rio. Isso por uma exigência dos seus pais. "Quando disse que iria atuar e pronto, não haveria jeito de mudar de ideia, eles pediram para que eu fizesse a faculdade. Se não conseguisse me sustentar atuando, poderia dar aulas", explica ela, que estreou na tevê no elenco de apoio de "Malhação", aos 17 anos. Apesar da oportunidade, a atriz não se adaptou ao ritmo de gravações e abandonou o trabalho. "Eu vinha do teatro onde tudo é meio artesanal, meio família. E encarei a televisão, uma grande indústria. Aquilo me assustou demais e eu desisti", explica.

Mas, depois de formada na universidade, decidiu fazer as pazes com a tevê. Fez testes e participações até conseguir seu primeiro papel de mais destaque, como a Odete de "Paraíso Tropical". "Ali encontrei o prazer de atuar também na televisão", garante ela que, depois deste trabalho, conheceu a autora Lícia Manzo, que na época era colaboradora de "Três Irmãs", exibida em 2008 na Globo. "Eu estava na novela quando o roteiro de 'Tudo Novo de Novo' foi aprovado. A Lícia me convidou e eu saí da novela só para estar na série", conta, referindo-se ao seriado de 2009 da Globo. Na trama, ela também interpretou uma Nanda, mas mais velha e com um perfil diferente da personagem atual. "Não sei se foi uma homenagem usar o mesmo nome. Mas me identifico mais com a de 'A Vida da Gente'", compara.

Em sua atual personagem, Maria Eduarda vive três fases diferentes do papel. Nanda começa a trama com 23 anos, aparece com 25 e, já mais madura, entre 28 e 29 anos. Durante esses momentos, as mudanças ficam evidentes tanto no comportamento da personagem como no visual. "A maquiagem pesa mais e, acredito que na última fase dela, deve haver uma mudança no cabelo também", adianta a atriz, que é ruiva natural e nunca precisou tingir as madeixas para trabalhar. "Sempre me perguntam sobre o cabelo. A Clarice Lispector dizia 'em terra de morenos, ser ruivo é uma revolta involuntária', cita, ao risos.

Apesar de gostar do visual, a atriz acredita que a cor chegou a prejudicá-la para conseguir alguns trabalhos. "Até pouco tempo, eu tinha a impressão que os produtores de elenco não achavam que um ruivo poderia ser filho de uma morena com um loiro. Tinha de ter uma família de ruivos. Era difícil fazer uma escalação dessas", explica ela, que está disposta a mudar de visual para um trabalho. "Sou atriz. Essa é a minha função. Embarcar, contar uma história inteira. Me dedico e acredito que essa possibilidade de ter de mudar visualmente vem junto com o pacote todo", garante.

(Manu Moreira)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host