Aposentadoria de Letterman abre porta para CBS atrair espectadores mais jovens

Veja imagens da carreira do apresentador David Letterman
Veja imagens da carreira do apresentador David Letterman

O anúncio inesperado da aposentadoria do apresentador David Letterman dá à emissora CBS a chance de atrair espectadores mais jovens para o horário tarde da noite na TV, acompanhando a recente alta de Jimmy Fallon, que revitalizou o programa "Tonight Show", da rival NBC, de acordo com executivos de mídia.

Desde que Fallon, de 39 anos, substituiu Jay Leno como a estrela do "The Tonight Show", a audiência da NBC para o horário da 23h35 cresceu em geral e também entre espectadores de 18 a 49 anos, os mais visados pela maioria dos anunciantes.

Nas mais recentes avaliações de audiência, o "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon" conta com uma média de 5,2 milhões de espectadores, um aumento de 41 por cento a partir dos números de Leno, que deixou a NBC em fevereiro.

A audiência de Letterman e do "Jimmy Kimmel Live!", da ABC, ficam atrás com pouco menos de 3 milhões de espectadores cada.

O anúncio de Letterman na quinta-feira, durante a gravação do "Late Show with David Letterman", em Nova York, de que planeja se aposentar em 2015, quando seu contrato expirar, representa a mais recente reviravolta na televisão noturna dos Estados Unidos.

Os três shows juntos geraram mais de 400 milhões de dólares em vendas de publicidade em 2012, de acordo com os números mais recentes disponíveis da empresa de monitoramento Kantar Media.

A CBS não disse quem vai substituir Letterman, mas a rede precisa encontrar alguém que possa conquistar alguns dos espectadores mais jovens de Fallon, disseram executivos de mídia.

Fallon também se tornou uma enorme atração nas redes sociais, cada vez mais importantes para as redes promoverem seus programas.

O YouTube registrou mais de 4 milhões de visualizações da paródia de Fallon da canção de Bruce Springsteen "Born to Run", em que ele e Springsteen satirizaram o governador de Nova Jersey, Chris Christie, pelo escândalo do fechamento de uma ponte.

Jon Stewart, apresentador do "The Daily Show", do canal Comedy Central, é considerado uma possibilidade para substituir Letterman na CBS, assim como Stephen Colbert, apresentador do programa "The Colbert Report", do mesmo canal. Ambos têm muitos espectadores mais jovens.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos