TV se desculpa por palavrões ditos ao vivo por Johnny Rotten

Reuters

Johnny Rotten, quando ainda era do Sex Pistols
 

LONDRES (Reuters) - A emissora britânica ITV foi obrigada a pedir desculpas na quarta-feira, depois que John Lydon, antigo vocalista dos Sex Pistols, lançou palavrões no reality show transmitido ao vivo "I'm a Celebrity ... Get Me Out of Here" (Sou uma Celebridade -- Me Tirem Daqui).

"Como o programa é transmitido ao vivo, foi inevitável, mas pedimos desculpas a quem tiver se sentido ofendido", disse uma representante da rede.

O incidente ocorreu na noite de terça-feira, quando Lydon -- conhecido como Johnny Rotten na época em que fazia parte dos Sex Pistols --, ouviu que teria que ficar pelo menos mais um dia no acampamento na selva, porque os espectadores votaram por sua permanência.

O programa é uma variação sobre o tema do Big Brother, envolvendo um grupo de pessoas conhecidas que se juntam na selva da Austrália. Ele vem sendo um sucesso enorme na Inglaterra, com audiência diária de cerca de 10 milhões de espectadores, segundo cifras não oficiais.

A Ofcom, órgão britânico que regulamenta o conteúdo da TV, disse que recebeu queixas de espectadores e ainda está decidindo o que fazer a respeito.

"Não existe proibição total à linguagem chula", disse um porta-voz do órgão. "Se for considerado que a linguagem empregada desrespeitou as normas, podem ser aplicadas uma multa, uma reprimenda ou outras medidas."

A explosão de mau humor de Lydon aconteceu na mesma semana em que o seio de Janet Jackson foi exposto durante uma transmissão ao vivo do show do meio-tempo da partida do Super Bowl, nos Estados Unidos.

Esse incidente provocou reações de ultraje entre espectadores, motivando uma investigação dos órgãos reguladores e o pedido para que a cerimônia de entrega dos Grammy seja transmitida com um intervalo de tempo entre o que de fato acontece e o momento em que a imagem vai ao ar.

A porta-voz da ITV disse que a possibilidade de adotar um intervalo de tempo está sendo estudada para "I'm a Celebrity..," além de outras opções.

Não é a primeira vez que Lydon fala palavrões na TV. Em 1976, numa entrevista que ficou famosa, o apresentador Bill Grundy lhe pediu que ele dissesse "alguma coisa ultrajante", e o então Johnny Rotten soltou uma enxurrada de palavras impublicáveis.


UOL Cursos Online

Todos os cursos