Elenco de "Friends" está ansioso com os últimos capítulos da série

Por Steve Gorman

LOS ANGELES (Reuters) - Os seis protagonistas de "Friends", o seriado de maior audiência da TV norte-americana, disseram que as emoções estão à flor da pele no set de filmagens, agora que estão perto de gravar o episódio final do programa.

"Neste momento, estamos como se fôssemos porcelana chinesa, e estamos correndo em alta velocidade em direção a um muro -- e à dor inevitável", disse Jennifer Aniston (a Rachel do seriado) aos críticos de cinema reunidos com o elenco na terça-feira, no estúdio da Warner Bros. onde "Friends" é gravado, para uma sessão de perguntas e respostas com os atores.

"E vamos nos espatifar em 1 milhão de pedaços", acrescentou Lisa Kudrow, mais conhecida como Phoebe. "É uma perda mais profunda do que eu estava prevendo."

Os seis atores, sentados lado a lado em cadeiras de diretores, se esforçaram para expressar como se sentem por estarem se despedindo de um programa que foi uma parte fundamental de suas vidas -- e do horário nobre da televisão -- durante dez anos.

Matt LeBlanc (Joey) disse que sente o peso de deixar para trás um trabalho "que dominou um terço de minha vida". LeBlanc vai retomar o papel de Joey num seriado que a NBC pretende lançar na próxima temporada.

David Schwimmer, que representa o paleontólogo Ross, disse que o segredo da longevidade de "Friends" foi a amizade que se formou entre os seis protagonistas na vida real.

"Nós gostamos uns dos outros desde o início. Tivemos muita sorte."

E Matthew Perry, que faz o eterno contador de piadas Chandler Bing, comentou que todos eles compreendem que será muito difícil fazer algo que se compare a "Friends" no futuro.

"É um grupo de pessoas que se reúne toda semana para tentar fazer a América rir", disse ele. "E o que existe melhor do que isso?"

Courteney Cox Arquette, que faz o papel de Monica e que na semana passada revelou estar grávida na vida real, disse que conta com o fato de virar mãe para manter-se ocupada depois de "Friends".

"Para mim, o timing foi ótimo. Terei alguma coisa à qual dedicar minha atenção", disse ela, revelando que espera seu filho para meados de julho.

Nem os produtores nem o elenco de "Friends" disseram muito sobre como a série vai terminar.

Quando o episódio final for rodado, na próxima sexta-feira, a platéia no estúdio não poderá assistir às cenas chaves, e apenas integrantes essenciais da equipe técnica poderão ficar no set. O objetivo é manter a conclusão em segredo até ela ir ao ar, na próxima primavera na América do Norte.

Mas Schwimmer afirmou que o final vai deixar os fãs satisfeitos. "Vamos terminar num clima de novo começo. O público terá a sensação de que é um novo capítulo em suas vidas", explicou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos