TV Cultura exibe série de programas sobre o século 20

CAMPINAS (Reuters) - Uma série de programas sobre o século 20, com integrantes da elite intelectual do país, será transmitida pela TV Cultura a partir de segunda-feira. Os programas estão sendo gravados durante os eventos realizados pelo projeto cultural do Grupo CPFL Energia, que termina apenas em maio.

"Balanço do Século XX -- Paradigmas do Século XXI" é o nome da série, dividida em programas de 45 minutos, que serão exibidos sempre às segundas-feiras, a partir da meia-noite.

"A Paixão vista pelo Sedutor -- Don Juan", palestra de Renato Janine Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP), marcará o início da programação na segunda-feira.

Entre os participantes estão o psiquiatra Paulo Gaudêncio, o jornalista Manuel da Costa Pinto, o físico Rogério César de Cerqueira Leite, o maestro Nelson Ayres, a crítica literária Eliane Robert Moraes e a professora titular do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Mildred Dresselhaus.

O projeto cultural da CPFL Energia engloba exposições de artes, cinema, palestras e apresentações de música e dança. Os primeiros programas exibidos pela TV Cultura, em dezembro, irão abordar apenas as palestras.

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, e a CPFL fecharam acordo na quinta-feira, em Campinas. A empresa distribuidora de energia investiu 600 mil reais na gravação e pré-produção dos programas, um projeto aprovado pela Lei Rouanet.

"É um casamento perfeito. O conjunto de eventos realizado pela CPFL representa a maior estocagem de pensamento sobre o Século 20 no Brasil nos últimos anos. Os programas serão posteriormente transformados em vídeos e DVD para comercialização", afirmou Jorge da Cunha Lima, presidente da Fundação Padre Anchieta, à Agência Interior.

As gravações estão acontecendo no Espaço Cultural da empresa, formado por um café, um auditório e uma área para apresentações e exposições de arte. A veiculação dos programas obedecerá a cronologia dos eventos.

"O projeto tem como objetivo estimular a reflexão e ampliar o conhecimento sobre a história contemporânea com perspectiva no Século 21", disse Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais do Grupo CPFL Energia e idealizador do projeto.

A série de programas está divida em 10 módulos, entre eles "Café Filosófico -- encontros, perdas, reencontros, vida cotidiana e comportamento no Século 21", "As Artes no Século 20" e "Fundadores do Pensamento no Século 20".

A programação completa dos eventos está no site www.cpfl.com.br/cultura.

(Por Ana Carolina Silveira, Agência Interior, especial para a Reuters)

UOL Cursos Online

Todos os cursos