Canal SCI FI poderá processar governo dos EUA sobre ovnis

Por Michael Learmonth

NOVA YORK (Reuters) - A verdade está em algum lugar e o canal de televisão SCI Fi está determinado a achá-la mesmo que isso signifique pedir à Nasa, ao Departamento de Defesa, à Força Aérea e ao Exército dos Estados Unidos documentos relacionados a objetos voadores não-identificados (ovnis).

O SCI Fi, canal a cabo que transmite programas e documentários ligados à ficção científica, faz parte de um grupo que está pressionando o governo norte-americano para que libere informações sobre ovnis.

No ano passado, o SCI Fi uniu forças com um jornalista investigativo, uma empresa de advocacia de Washington e John Podesta, o ex-chefe do estado-maior do ex-presidente Bill Clinton, para obter a divulgação de documentos relacionados com um incidente denominado "o novo Roswell", sobre aparições de ovnis em Kecksburg, Pensilvânia, em 1965.

"Um ano depois, apesar dos esforços para descobrir os fatos, a Nasa e o Departamento de Defesa ainda mantêm silêncio. Se isso tem ou não relação com ovnis, o público tem direito de saber", disse a presidente do SCI Fi Channel, Bonnie Hammer.

Agora o SCI Fi Channel está apoiando o que poderia se transformar em uma série de processos, primeiro contra a Nasa e depois contra o Departamento de Defesa, o Exército e a Força Aérea, para que os documentos secretos sejam divulgados. O grupo disse que prevê entrar com um processo contra a Nasa dentro de uma semana. Representantes da Nasa e do Departamento de Defesa não estavam disponíveis para comentar o caso.

Em dezembro de 1965, os moradores de Kecksburg, Pensilvânia, viram uma bola de fogo cair em um bosque a cerca de 64 quilômetros de Pittsburgh. Nesta noite, a região foi isolada por militares, caminhões e helicópteros que iam e vinham, e a população ficou brevemente sob lei marcial.

No dia seguinte, as manchetes do jornal Tribune-Review de Greensburg, Pensilvânia, eram "Objeto Voador Não-Identificado cai perto de Kecksburg" e "Exército isola a área", mas nunca ficou-se sabendo porque os militares fecharam o local e o que encontraram realmente.

Os resultados da nova investigação da SCI FI sobre o incidente serão transmitidos na sexta-feira em um documentário conduzido por Bryant Gumbel, chamado "O novo Roswell: Kecksburg exposto".

UOL Cursos Online

Todos os cursos