TVs a cabo dos EUA tiram filmes de Schwarzenegger do ar

Por Sue Zeidler

LOS ANGELES (Reuters) - "O Sobrevivente", com Arnold Schwarzenegger, não será mais exibido em um futuro próximo pelo canal Sci Fi. A rede a cabo anunciou na quinta-feira que vai cancelar uma noite inteira de filmes com o ator, incluindo "O Sobrevivente" e "Conan, o Destruidor", programada para 24 de agosto. Com isso, ela se tornou a segunda rede a cabo em dois dias a cancelar os filmes do ator e agora candidato político.

Schwarzenegger é um dos 135 candidatos ao governo da Califórnia, numa eleição especial marcada para 7 de outubro.

Em lugar dos filmes do ator, a Sci Fi vai oferecer a seus espectadores uma série de filmes de catástrofes que se passam na Califórnia.

"Eliminamos a maratona Arnold em função do processo eleitoral. Não queremos promover a desigualdade na Califórnia", disse Kat Stein, porta-voz da rede.

Na quarta-feira, a rede FX, pertencente à News Corporation, já tinha decidido tirar de sua programação qualquer filme com Schwarzenegger, até que seja resolvida a disputa política.

As redes a cabo estão tomando medidas preventivas, já que pela lei atual elas são isentas da norma da Comissão Federal de Comunicações (CFC) que requer que as emissoras dêem tempo gratuito igual a todos os candidatos.

Se filmes como "O Exterminador do Futuro", "O Vingador do Futuro" ou "Um Tira no Jardim de Infância" forem ao ar na televisão aberta, todos os outros 134 candidatos poderiam exigir tempo gratuito igual na TV.

Uma fonte da CFC disse que a organização vem recebendo muitos chamados de advogados de emissoras a cabo nos últimos dias, querendo informações sobre a lei.

"Embora as normas da CFC não abranjam as redes a cabo, elas não impedem os adversários políticos de 'Arnie' de registrar queixa junto à comissão, o que poderia levá-la a rever suas normas", disse uma fonte que quis se manter anônima.

"As redes a cabo estão cancelando os filmes para que nem precisem se preocupar com a questão", disse a fonte.

Apesar disso, os canais a cabo TNT e Turner South, ambos pertencentes à AOL Time Warner, disseram que continuam com a intenção de exibir "Guerreiros do Fogo" e "O Exterminador do Futuro" este mês.

UOL Cursos Online

Todos os cursos