Schwarzenegger leva suspense sobre sua candidatura política à TV

  • Reuters

LOS ANGELES (Reuters) - Num momento político feito para a TV e aparentemente saído diretamente de Hollywood, o ator Arnold Schwarzenegger pretende anunciar se concorrerá ou não ao governo da Califórnia momentos antes de aparecer no programa de entrevistas de Jay Leno, na NBC, semana que vem.

Embora o ex-Mister Universo ainda não tenha decidido se participará ou não da eleição especial marcada para 7 de outubro, sua tendência parece ser de desistir de desafiar o governador democrata Gray Davis em função de considerações familiares, disse um assessor político que falou sob a condição de se conservar anônimo.

"Arnold ainda não tomou uma decisão final, mas nada mudou em sua tendência de não concorrer", disse o assessor na noite de quinta-feira.

A perspectiva de Schwarzenegger como candidato ao governo mantém as atenções da mídia focalizadas sobre o ator de "Exterminador do Futuro" e longe dos outros candidatos.

Segundo o assessor do ator, Schwarzenegger pode optar por apoiar a candidatura do ex-prefeito de Los Angeles Richard Riordan, republicano moderado que compartilha muitas de suas posições.

Riordan -- que, de acordo com uma pesquisa estadual, está à frente de outros candidatos republicanos -- já disse que, se "Arnie" desistir de sua candidatura, pode considerar a hipótese de concorrer contra Davis.

Um cenário possível que deixaria a porta aberta para uma candidatura futura de Schwarzenegger prevê que Riordan, 73 anos, anuncie que, no caso de vencer a eleição especial, ele governará apenas até o final do mandato de Davis.

Isso abriria o caminho para o ator austríaco se candidatar ao governo em 2006. A perspectiva de sua candidatura nessa eleição regular continua na mesa, disse seu assessor.

Um porta-voz do ator disse que Schwarzenegger provavelmente divulgará um comunicado sobre suas intenções na quarta-feira, antes de sua participação prevista no "The Tonight Show with Jay Leno".

Schwarzenegger, 56 anos, já apareceu várias vezes no programa de Jay Leno, do qual é amigo íntimo. A última vez que ele apareceu no programa foi no final de junho, para promover o lançamento de seu novo filme, "O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas".

Darrell Issa, um parlamentar republicano rico que financiou a eleição especial contra Davis, já declarou sua candidatura.

Davis, que tem índice de aprovação popular mínimo devido ao grande déficit orçamentário da Califórnia, disse que a eleição especial representa um desperdício do dinheiro dos contribuintes e "um golpe lançado pela direita".

UOL Cursos Online

Todos os cursos