Rodrigo Santoro conta como virou Lady Di em "Carandiru"

Por Fernanda Ezabella

 Divulgação

Rodrigo Santoro e Gero Camilo em cena de "Carandiru"

SÃO PAULO (Reuters) - A cena do beijo entre seu personagem, o travesti Lady Di, com o enfermeiro Sem Chance (Gero Camilo) foi fichinha para Rodrigo Santoro perto da sua extensa pesquisa de campo que ele precisou fazer pelas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo para montar o papel. O resultado do trabalho poderá ser visto a partir desta sexta-feira, quando estréia "Carandiru", o novo filme de Hector Babenco.

"Fui para as ruas do Rio, principalmente Copacabana, e me apresentava para os travestis", contou o ator em entrevista coletiva nesta segunda-feira, em São Paulo. "Dizia quem eu era, que ia fazer um filme e chegava para trocar uma idéia, para tentar entender essas pessoas. "O filme de Babenco, inspirado no livro "Estação Carandiru", do médico Drauzio Varella, narra inúmeras histórias paralelas que culminam no dia 2 de outubro de 1992, conhecido como o dia do massacre do Carandiru, que deixou 111 detentos mortos.

"Compreendi o que o Hector queria. Tinha de ser uma pessoa sem julgamentos e com muita humanidade, tentando sobreviver ali com os outros, independente de ser homem ou mulher", continuou.

Santoro contou que se apaixonou por "Carandiru" antes mesmo de saber que viraria um filme. "Assim que eu fiquei sabendo que o Hector rodaria o livro, liguei para sua produtora para manifestar minha vontade de participar e pedir uma oportunidade", disse.

Como não tem muito "o perfil de bandido", Santoro chegou a pensar em alguns personagens que se sentira vontade de fazer e nos quais se encaixaria. "Um deles era o Desdeute, que o Caio Blat faz, e outro era uma travesti, a Dominique, que aparece bem no final do livro, num capítulo bem pequeno. Não sei porque, mas tive um estalo com ela."

No filme, Santoro se casa com o baixinho Sem Chance, interpretado pelo ator Gero Camilo, com quem já havia trabalhado no longa-metragem "O Bicho de Sete Cabeças" (2000).

E ao ser perguntado se foi difícil dar em Sem Chance o beijo caliente do casamento, ele afirmou: "De maneira nenhuma. Difícil mesmo foi fazer o personagem, o resto é contexto."

UOL Cursos Online

Todos os cursos