Ator de "Chaves" e "Chapolim" lança livro de poemas

Divulgação

Roberto Gómez lança livro
de poemas 'autobiográficos'

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - "Não contavam com a minha astúcia", diria Chapolim, o lendário personagem de Roberto Gómez Bolaños, que lançará na próxima semana um livro de poemas no México.

Gómez Bolaños, 74 anos, já havia incursionado na literatura com uma autobiografia e chegou a escrever inúmeros roteiros para cinema e televisão.

Agora, no entanto, ele pisa em um terreno literário novo, onde fala de si mesmo, do futebol e dos risos, com versos que respeitam regras de rima e métrica.

"Risas que son oda y canto/ gritos de triunfo, poesía/ acicate en la alegría/ paliativo en el quebranto/ A la vida, por lo tanto/ le tengo que agradecer/ que por mi doble que hacer/ escritor y comediante/ es la risa mi constante/ y fascinante placer", diz Gómez Bolaños em um de seus poemas.

(Numa tradução literal: Risos que são ode e canto/ gritos de triunfo, poesia/ estímulo na alegria/ paliativo na dor/ À vida, por tudo/ tenho que agradecer/ que me fez duplo/ escritor e comediante/ é o riso o meu constante/ e fascinante prazer).

O livro, chamado "... Y también poemas" estará nas livrarias do México na semana que vem, segundo disse à Reuters a editora Punto de Lectura.

Os personagens do ator, como o Chaves, um garoto pobre que brinca em um quintal dividido com vizinhos, continuam sendo levados ao ar em vários países da América Latina.

Vários atores que faziam o programa já morreram. Gómez Bolaños vive atualmente na Cidade do México.

UOL Cursos Online

Todos os cursos