Ex-amante da princesa Diana processa rede de TV Fox News

Por Jeanne King

NOVA YORK (Reuters) - Um ex-amante da princesa Diana, James Hewitt, abriu um processo contra a rede Fox News na segunda-feira, pedindo 1,08 milhão de dólares por quebra de contrato. Ele acusa a empresa de demiti-lo do cargo de correspondente de guerra por ele supostamente ter vazado a notícia de que tinha sido contratado.

Numa queixa registrada junto à Suprema Corte de Manhattan, o ex-comandante do Exército britânico afirmou ter perdido o emprego depois de sair um artigo no jornal Daily Mirror, de Londres, em janeiro, dizendo que a Fox o teria contratado por um salário de 100 mil libras (159 mil dólares) para ser correspondente de guerra no Golfo Pérsico.

A mídia internacional reproduziu a notícia, e saíram manchetes ridicularizando a Fox por contratar Hewitt como correspondente.

De acordo com a queixa de Hewitt, a Fox quis pôr fim ao acordo porque acreditou que ele tivesse vazado a notícia, violando uma cláusula de confidencialidade.

John Moody, chefe da divisão de jornalismo da Fox, disse ao advogado de Hewitt nos autos do processo que a rede não quis empregá-lo porque "não acredita que ele possui a integridade e confiabilidade necessárias para trabalhar para a emissora".

O processo cita a Fox News e a Fox News Network. A empresa-mãe da Fox, a News Corporation, é presidida por Rupert Murdoch.

"Trata-se de um processo totalmente desnecessário. Hewitt e seu advogado estão tentando estender seus 15 minutos de notoriedade", disse o porta-voz da Fox News, Robert Zimmerman.

Em 1999, dois anos após a morte de Diana, Hewitt ganhou publicidade mundial como seu amante quando publicou o livro "Love and War", em que contou a história do namoro deles e relatou suas experiências de combate na Guerra do Golfo.

Em dezembro passado, Hewitt voltou a ser criticado depois de dizer a uma jornalista que estava disposto a vender as 64 cartas de amor que recebeu da princesa.

Ele e Diana se conheceram em 1986, quando ele foi seu instrutor de hipismo. De acordo com seu livro, Hewitt e Diana foram amantes durante cinco anos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos