Os Muppets estão de volta e podem ser vendidos à Disney

Por Peter Henderson

LOS ANGELES (Reuters) - Os Muppets estão de volta, mas seu final ainda é incerto. Segundo informações divulgadas na quinta-feira, a Walt Disney Company estaria prestes a fazer uma oferta pela empresa Jim Henson -- conhecida principalmente por criar o seriado e os filmes dos Muppets.

Muitos setores de Hollywood acreditam que, se der certo, o sapo Caco poderá ir morar ao lado de Mickey e do Pato Donald.

Mas ainda não se sabe se a Disney de fato fará a oferta ou se esta será aceita. Os boatos sobre a união entre Disney e Jim Hanson circulam em Hollywood desde 1989, quando a Disney quase comprou a firma criadora dos bonequinhos.

O negócio foi descartado em 1990, mas a lógica da união era clara para os observadores, para os quais a Disney oferece à Henson a distribuição e o apoio financeiro de que esta precisa, num ambiente semelhante, familiar.

As duas companhias têm personagens amáveis, de que as crianças gostam. E, com seu estúdio de cinema, seus canais de TV aberta e a cabo e seus parques temáticos, a Disney possui o poder de distribuição que faz falta à Henson.

A Disney foi prejudicada pelos negócios fracos em seus parques temáticos, justamente quando concluía uma expansão cara que se prolongou por vários anos e está reconstruindo sua rede de TV ABC, que ainda perde audiência para as rivais NBC e CBS.

O sapo Caco e sua colega Miss Piggy ganharam uma base de fãs dedicados ao seriado de TV e aos filmes dos Muppets, que agradavam tanto às crianças quanto aos adultos.

A Henson possui vários outros projetos e produtos, mas os Muppets são os mais conhecidos, especialmente desde que a empresa vendeu direitos sobre os bonecos que estrelaram o programa de TV infantil "Vila Sésamo".

A alemã EM.TV, proprietária da Henson, diz que está em negociações com empresas não identificadas para vender a companhia, que adquiriu em março de 2000 por 680 milhões de dólares.

Fontes informaram na quinta-feira que a Disney estuda a possibilidade de oferecer 135 milhões de dólares pela empresa.

Os já familiares Muppets e alguns personagens novos vão lançar um novo seriado de TV no próximo ano, e um filme dos Muppets está nas locadoras de vídeo, para onde foi sem nem sequer passar pelos cinemas.

O filme feito para a TV "It's a Very Merry Muppet Christmas Movie" arrasou a concorrência quando foi exibido pela NBC em 29 de novembro, derrotando todos os outros programas entre os espectadores de 18 a 49 anos, crianças e até mesmo adolescentes.

Segundo analistas, os Muppets estão conquistando uma nova geração de fãs.

UOL Cursos Online

Todos os cursos