AFI escolhe melhores filmes e trabalhos de televisão de 2002

Por Jill Feiwell

HOLLYWOOD (Variety) - "About Schmidt" e "The Hours" figuram entre os dez filmes indicados na segunda-feira pelo American Film Institute (AFI) para participar de sua cerimônia anual AFI Awards.

Os dois longas-metragens foram escolhidos, respectivamente, pela associação de críticos de cinema de Los Angeles e pelo National Board of Review (conselho nacional de críticos) como os melhores do ano.

Completam a lista "Um Grande Garoto", "Adaptação", "Frida" e "The Quiet American", além dos ainda inéditos "Antwone Fisher", "Chicago", "Gangues de Nova York" e "O Senhor dos Anéis -- As Duas Torres".

"Far From Heaven", de Todd Haynes, escolhido na segunda-feira como melhor filme do ano pelo Círculo de Críticos de Nova York, não entrou para a lista do AFI.

É a terceira edição do que o AFI descreve como seu almanaque anual, que visa registrar e preservar "a evolução das artes de imagens móveis no século 21".

Os Top 10 seriados de TV em 2002, de acordo com o AFI, incluem "Boomtown", "Everybody Loves Raymond", "Gilmore Girls", "Os Simpsons", "Six Feet Under", "A Família Soprano" e "The West Wing".

Os filmes feitos para a televisão "Door to Door", "The Believer" e "The Gathering Storm" também foram mencionados.

As seleções foram feitas por dois júris do AFI -- um deles para filmes de cinema, e o outro para a TV --, cada um composto por um presidente, três acadêmicos, três artistas, três críticos e três membros.

UOL Cursos Online

Todos os cursos