Vietnã proíbe TV de exibir "Apocalypse Now Redux"

HANÓI (Reuters) - Os espectadores que têm TV a cabo na capital vietnamita, frustrados com a proibição imposta pelo governo à exibição de "Apocalypse Now Redux", terão que ir até sua locadora local de vídeos e DVDs piratas e comprar uma cópia do clássico sobre a Guerra do Vietnã.

Cedendo à proibição imposta pelo governo à transmissão de cenas de "sexo, violência e questões politicamente delicadas", a operadora local Vietnam Cable Television Company interrompeu a transmissão de "Apocalypse Now Redux" na noite de domingo, mais ou menos meia hora depois de iniciada.

"... não podemos transmitir o filme quando vemos cenas de disparos e matança de nosso povo no filme", disse o diretor da empresa, Nguyen Huu Loc, em comunicado divulgado para a imprensa na terça-feira.

No entanto, cópias do clássico aclamado de Francis Ford Coppola, reeditado e com 49 minutos de imagens adicionais, podem ser obtidas facilmente em lojas no centro de Hanói.

Uma pessoa que foi a uma dessas lojas na terça-feira adquiriu uma cópia em DVD pirata do filme -- baseado no livro "Coração das Trevas", de Joseph Conrad -- por 1,30 dólar.

Apesar de estar avançando rapidamente em termos de desenvolvimento econômico, o Vietnã continua a exercer controle rígido sobre a mídia e a informação, e filmes precisam receber o selo de aprovação do governo para que possam ser exibidos.

O país ainda dá mostras de incômodo quando o assunto é a Guerra do Vietnã, que terminou em 1975 com a derrota das forças do Vietnã do Sul, apoiadas pelos Estados Unidos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos