Episódio de "The Simpsons" causa ira nos romenos da Hungria

BUDAPESTE (Reuters) - Um episódio do desenho animado "The Simpsons" reforça o preconceito dos húngaros contra sua população romena e cigana, disse um ombudsman das minorias húngaras na quarta-feira.

Em uma carta para o canal comercial ViaSat3, o ombudsman disse que em um episódio do desenho um personagem romeno prova sua origem étnica a um inspetor escolar dizendo: "Eu vou beber seu sangue".

"Nesta cena, um dos personagens declara que a Romênia e os vampiros têm tudo a ver (...) e sugere que a Romênia em geral não se conforma com as regras sociais", escreveu Jeno Kaltenbach na carta datada de 25 de novembro.

ViaSat3, que transmite a série, disse que, enquanto a dublagem em húngaro seguir a original à risca, a tradução em alguns casos pode conter "expressões estereotipadas ofensivas".

O ombudsman examinou o caso depois de uma queixa particular, disse o Centro de Imprensa da Romênia.

Os romenos são a principal minoria húngara, sendo cerca de cinco por centro da população de 10 milhões de pessoas na Europa central.

O produtor-executivo de "The Simpsons" James Brooks chegou a pedir desculpas ao Rio de Janeiro depois de um episódio que mostrava a cidade coberta de ratos e macacos.

O Conselho de turismo do Rio de Janeiro pensou em considerar uma ação legal contra o desenho por prejudicar a indústria do turismo local.

UOL Cursos Online

Todos os cursos