Programa de variedades em espanhol completa 40 anos no ar nos EUA

Por Cyntia Barrera Diaz

NOVA YORK (Reuters) - Em um minuto ele está entre duas modelos cheias de curvas, elogiando as qualidades de um detergente. No minuto seguinte, está entrevistando o presidente George W. Bush. Em seguida, volta ao palco para um esquete cômico vestindo um figurino engraçado, antes de apresentar a mais recente cantora latina a fazer sucesso nos Estados Unidos.

Ritmo frenético? Não para Don Francisco, o animadíssimo apresentador de "Sábado Gigante", o programa semanal em espanhol -- um misto de programa de variedades e "game show" -- que está há mais tempo no ar com um único apresentador.

O programa, que comemorou 40 anos de aniversário no ar na semana passada, deve boa parte de sua longevidade à energia incansável de seu apresentador, que já está com 62 anos.

"Sábado Gigante" começou como programa local de variedades chileno, 40 anos atrás, para se tornar a instituição que é hoje, levando políticos e mágicos a brigarem pelo direito de ser vistos nele.

Seu ritmo frenético leva o programa a atrair até mesmo espectadores que praticamente não falam espanhol nos Estados Unidos, onde é, há anos, o favorito da crescente parcela hispânica da população.

O programa de Don Francisco tem três horas de duração, é gravado em Miami e transmitido pela rede Univision para 100 milhões de telespectadores em 42 países.

Ele representa uma plataforma de lançamento importantíssima para artistas em início de carreira, tendo lançado superastros como o cantor espanhol Enrique Iglesias e a ícone pop colombiana Shakira, que conseguiram exposição internacional através de "Sábado Gigante".

Don Francisco nasceu Mario Kreutzberger, em Talca, no Chile, filho de pais judeus alemães que fugiram para o Chile durante a 2a Guerra Mundial.

Ele assumiu um nome mais fácil de ser pronunciado quando "Sábado Gigante" estreou em 1962, no Chile, no momento em que era lançada a televisão comercial no país.

O segredo de seu sucesso?

Don Francisco, que, no ano passado, ganhou sua estrela própria na legendária Calçada da Fama em Hollywood, disse que a diferença entre seu programa e outros programas de variedades é como a diferença entre um bife e uma sopa.

"Um bife é simplesmente uma fatia fina de carne. Mas nós somos uma sopa com muitíssimos ingredientes: comédia, cantores, entrevistas. O segredo consiste em saber misturar esses ingredientes todos."

UOL Cursos Online

Todos os cursos