Novo concurso da TV russa manda campeão para o espaço

Por Tara FitzGerald

MOSCOU (Reuters) - Quem quer ser um astronauta?

A agência espacial russa Rosaviakosmos e a emissora estatal Primeiro Canal formaram uma parceria para criar um programa de concurso pela televisão que enviará o vencedor em uma missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

"Assinamos um contrato com o Primeiro Canal. Não posso revelar o valor do contrato", disse o porta-voz da Rosaviakosmos, Sergei Gorbunov, em entrevista à Reuters na quarta-feira.

O programa de concurso faz parte de uma série de soluções criativas para arrecadar verbas para o programa espacial russo, que enfrenta dificuldades financeiras desde o colapso da União Soviética. A Rosaviakosmos foi a primeira agência espacial do mundo que enviou turistas para a ISS.

A emissora de TV disse que qualquer pessoa pode se inscrever para o programa. Dezesseis candidatos serão escolhidos para treinar no centro de astronautas Cidade Estelar, nos arredores de Moscou.

"Será criada uma série de programas nos quais os voluntários selecionados por uma comissão especial passarão pelo treinamento de astronauta", disse pela televisão Konstantin Ernst, diretor-geral do Primeiro Canal.

"O melhor candidato vai passar uma semana na seção russa da Estação Espacial Internacional", disse ele, acrescentando que outras séries serão realizadas nos próximos anos.

A Rosaviakosmos provocou polêmica ao aceitar turistas na ISS, ao custo estimado de 20 milhões de dólares, que cobre praticamente todas as despesas do lançamento de uma nave espacial tripulada. Dois turistas milionários já participaram do projeto.


UOL Cursos Online

Todos os cursos