Na final, "MasterChef" tem disputa de "miss simpatia" entre Jiang e Jacquin

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

Disputada na noite da última terça-feira (15), a final da segunda temporada do "MasterChef" teve uma disputa acirrada entre Izabel e Raul. Entretanto, o que se viu no estúdio da Band, onde apenas a abertura do programa e o resultado foram transmitidos ao vivo, foi pouca ação.

Como a maior parte do programa foi gravada três meses antes do anúncio do campeão, quem se movimentou mesmo foi a plateia, formada por familiares dos jurados, funcionários de empresas patrocinadoras do reality e alguns poucos jornalistas, entre eles a reportagem do UOL. Nos intervalos e até mesmo durante a exibição da prova final, foi o público quem competiu: não pelo prêmio do reality, mas por um selfie com a chinesa Jiang ou com o chef Erick Jacquin.

Apesar do pedido de um membro da produção para que a plateia mostrasse animação ao vivo, o único momento que fez os convidados vibrarem foi a chegada de Jiang ao estúdio. "Acho que tá dando certo", gritou um dos presentes lembrando uma das frases engraçadas proferidas pela chinesa durante a competição.

Eliminada na semifinal, a carismática participante de 26 anos desceu inúmeras vezes do mezanino, onde foi posicionada ao lado dos familiares de Raul e Izabel, para atender aos pedidos de fotos. Ela foi a única concorrente a acompanhar a final de dentro do estúdio. "Não sei dizer quantas [selfies] eu já fiz hoje, mas foram muitas", respondeu Jiang ao UOL antes de ser interrompida por um tuiteiro convidado que a pediu em casamento enquanto a blogueira Mari Moon transmitia tudo ao vivo por Periscope.

Já depois da revelação de Izabel como campeã, Jiang ainda atendia aos fãs, mas mostrava algum cansaço. "Vídeo não, só foto", respondeu quando um rapaz pediu que ela mandasse um recado para seu grupo no WhatsApp. Passava das 2h da manhã quando o estúdio da Band no bairro do Morumbi finalmente se esvaziava, mas muitos admiradores, adolescentes na maioria, ainda faziam fila na porta da emissora para falar com os participantes. "Só quero saber onde está a Jiang", questionou um deles apontando o celular em modo de gravação para o segurança. Minutos depois, dois amigos comentavam a decepção com a possibilidade de a chinesa ter ido embora: "Passou pela fila sem nem dar tchau".

"Muito tempero"
Quem queria ver Jiang teve que se contentar com Jacquin. No início da madrugada, o chef francês era quem circulava animado parando para conversar com quem quisesse e atendendo a todos as solicitações: ao vivo no Facebook, 30 segundos no Snapchat, entrevistas e até autógrafo. O chef assinou uma camiseta para o comandante Hamilton, piloto de helicóptero eliminado do reality show, que aproveitou a ocasião para apresentar a mulher. "Ela é francesa", disse o ex-concorrente. "Essa tem tempero, vai fazer sucesso no food truck", devolveu Jacquin.

O jurado também foi o único a circular entre a plateia durante a exibição da final. Paola Carosella, Henrique Fogaça e a apresentadora Ana Paula Padrão permaneceram numa sala reservada.

Com pinta de político, Jacquin apertou a mão dos câmeras, segurou crianças no colo e fez selfie até com um telão. "A final do 'MasterChef' foi linda, teve muito tempero", avaliou ele ao despedir-se da reportagem do UOL.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos