Verdades Secretas

Rainer Cadete é Visky até nos bastidores de "Verdades": "Faz parte do show"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Estevam Avellar/TV Globo

    Gravação de "Verdades Secretas" na Fanny Models: Rainer Cadete (como Visky, ao centro) descontrai o ambiente durante as gravações

    Gravação de "Verdades Secretas" na Fanny Models: Rainer Cadete (como Visky, ao centro) descontrai o ambiente durante as gravações

A cena é um tanto constrangedora para Visky (Rainer Cadete) em "Verdades Secretas": durante uma reunião com os modelos da Fanny Models, o booker tenta esconder dos colegas de trabalho que passou a noite com Lourdeca (Dida Camero). Mas no intervalo da gravação, que o UOL acompanhou, o mal-estar se dissipa assim que a diretora Natália Grimberg indica à equipe que mais um plano foi concluído, e o personagem toma conta do intérprete de um jeito bem mais descontraído.

"Oi, gente! Bem-vindos à minha agência! Se precisarem de algum book rosa é só falar comigo", grita Rainer, no tom afetadíssimo do personagem para os jornalistas que observam a movimentação dos bastidores. Na mesma hora, o clima no estúdio parece outro: da concentração absoluta, os outros atores já caem no riso. "Falsa!", grita Rhaisa Batista, que interpreta a modelo Mayra na trama de Walcyr Carrasco, antes de bater de leve no colega.

A sequência, que vai ao ar no capítulo desta quinta-feira (30), é só um exemplo de como o ator gosta de manter a relação com o elenco. "Acredito que manter o camarim astralizado é o grande segredo para você chegar na cena já quente, na temperatura ideal para a cena acontecer. Eu acho que faz parte do meu show o camarim também (risos). As brincadeiras vêm de todos os lados e eu sempre compro todas e comando algumas quando a parada está monótona, eu fujo do tédio. Já lanço uma piadinha, implico com alguém. As pessoas gostam muito dele. Eu fico de Visky aqui e está tudo certo", diz.

Yasmin Brunet, que vive Stephanie, diz que teve sorte de entrar numa turma tão animada em sua primeira novela. Além de construir amizade com Camila Queiroz e Agatha Moreira, virou mais uma fã do alto astral do intérprete de Visky. "Amo o Rainer! É uma pessoa tão especial, tão engraçada... É desse jeito o tempo todo, a gente sempre está fazendo uma piada, brincando", conta.

Estevam Avellar/TV Globo
Dida Camero e Rainer Cadete posam nos bastidores: concentração só na hora do "gravando"

Segundo Dida Camero, no entanto, a postura muda na hora H. "A gente brinca, mas quando tem que fazer leva a sério, até porque a gente não tem muito tempo não. A gente brinca enquanto estão vendo a luz, se não a gente não sai de dentro do estúdio! E o Rainer é superconcentrado", afirma.

Realmente, na hora em que a gravação é para valer, os atores ficam em silêncio no set, seguindo as orientações da diretora, que vai acertando a marcação de cada um enquanto observa todo o conjunto por um monitor. Em geral, qualquer cena para TV requer algumas repetições, mas a necessidade de alguns ajustes é maior quando o número de atores em quadro é grande. E aí Natália dá instruções como "Não passa andando agora, porque ficou estranho", "Vira de costas depois dessa fala" e "Você deu uma titubeada nesse ponto" para tudo sair corretamente no vídeo.

Entre uma mudança de posição de câmera e outra, no entanto, os atores se permitem uma conversa mais descontraída. "Rainer faz falta se não estiver gravando, ele dá uma iluminada no estúdio. Pra contracenar com ele é difícil, a gente se diverte tanto que precisa ter cuidado pra não rir na hora errada. Porque a gente tem que ajudar o colega, mesmo que não esteja aparecendo. E é bom porque, quando cabe improviso de ações, todo mundo fica mais solto", diz Rhaisa.

Cenas de "Verdades Secretas"
Cenas de "Verdades Secretas"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos