TV Cultura exibe domingo tributo a Inezita Barroso com mais de 50 artistas

Do UOL, no Rio

  • Divulgação

    Artistas se reúnem para homenagear Inezita Barroso

    Artistas se reúnem para homenagear Inezita Barroso

Inezita Barroso recebeu uma homenagem póstuma com mais de 50 artistas em especial que será exibido no domingo (2), às 21 horas, na TV Cultura.

Entre os artistas que participaram do "Tributo Inezita – Quanta Saudade Você Me Traz", que aconteceu, três meses após sua morte, no dia 8 de junho, na sala São Paulo estão: Ivan Lins, Renato Teixeira, Renato Borghetti, Rick Sollo, Mococa e Paraíso, Lourenço e Lourival, Irmãs Barbosa, Divino e Donizeti, João Mulato e Douradinho, Pereira da Viola, Roberto Corrêa, Braz da Viola, Paulo Freire, Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Bia Goes, Arismar Espírito Santo, Léa Freire e o Coral USP.

O repertório do tributo inclui a vasta obra de Inezita e os convidados interpretam clássicos de sua coletânea o e também algumas músicas prediletas dos colegas.

Ivan Lins canta com o parceiro Rafael Altério a música Bandeira do Divino, usada como referência pela artista em suas aulas de violão e canto. O instrumentista Renato Borghetti toca Laçador. Renato Teixeira traz composições preferidas de Inezita, como Tocando em Frente. O cantor Rick Sollo prepara Poeira da Estrada. Ao final, todos os músicos entoam o clássico Lampião de Gás.

Nas pesquisas para a produção do especial junto ao acervo de Inezita Barroso, foram recuperados e digitalizados documentos manuscritos por ela mesma para ajuda a contar sua história. O material, animado com recursos de computação gráfica, foi projetado no telão da Sala São Paulo com a narração da voz da neta de Inezita, Paula Maia.

Marcado por muita emoção, o evento traça a história da cantora e apresentadora, com a presença da filha Marta, das netas Paula e Cristina, além de sobrinhos e bisnetos.

Inezita Barroso é celebrada não somente por sua vasta obra como intérprete, mas também como pesquisadora e divulgadora da música folclórica, de raiz e regional. A cantora morreu no dia 08 de março de 2015, Dia Internacional da Mulher, aos 90 anos. Ela esteve à frente do Viola, Minha Viola, da TV Cultura, por 34 anos, o mais antigo programa de música da TV brasileira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos