Na Disney, Matheus Ueta ainda não sabe que está afastado do "Bom Dia & Cia"
Felipe Pinheiro
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução/Facebook/Matheus Ueta
Matheus Ueta com Ana Julia no "Bom Dia & Cia", do SBT
Afastado temporariamente do "Bom dia & Cia" após uma decisão judicial, Matheus Ueta, de 11 anos, ainda não sabe que, a princípio, está impedido de apresentar o programa infantil do SBT ao lado da colega Ana Julia. Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa do ator e apresentador mirim explicou que ele está de férias em Orlando, nos Estados Unidos, aproveitando os parques da Disney com a família.
"A Melissa [mãe do Matheus] foi avisada de madrugada e agora está esperando. Ela fica chateada, porque o Matheus está faz tempo na TV e gosta muito do que faz. Ele ainda não sabe [que está impedido de apresentar o "Bom Dia", porque ela preferiu não contar para não estragar as férias dele. Quando souber de algo oficial, ela falou que vai sentar e conversar com ele", disse.
Ainda segundo a assessoria, o SBT foi avisado na terça-feira à noite sobre a decisão da Justiça e por isso Silvia Abravanel, diretora do núcleo infantil, tomou a decisão emergencial de apresentar a atração nesta quarta.
Matheus volta de viagem no dia 19 de julho e na segunda-feira já estava prevista a sua volta ao programa. Segundo a assessoria, ele e Ana Julia tinham um alvará que os permitia comandar o infantil, que vai ao ar de segunda a sexta das 9h às 13h, mas o juiz decidiu cassar a autorização que tinha validade até outubro deste ano e era renovado anualmente junto com os contratos de ambos. A reportagem entrou em contato com o pai de Ana Julia, mas ele não está autorizado pela emissora a se pronunciar sobre o assunto.
Decisão da Justiça
Segundo o colunista Mauricio Stycer, do UOL, a determinação judicial que tirou Matheus Ueta e Ana Julia do ar foi de Flavio Bretas Soares, juiz da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Foi o mesmo magistrado que impediu esta semana a participação de dois atores mirins no espetáculo "Memórias de um Gigolô'', que estreou em São Paulo. A notificação judicial recebida pelo SBT na noite de terça-feira (15) fala em "adequação de horário" de trabalho das crianças.
A emissora, que emprega muitas crianças ("Chiquititas", por exemplo), assegura prestar todo tipo de assistência a seus atores mirins, o que inclui psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e até professor particular. O SBT também acompanha o desempenho escolar das crianças contratadas. Advogados da emissora vão se reunir ainda nesta quarta-feira com o magistrado para tentar mostrar que Mateus e Ana Julia cumprem horários que não atrapalham suas atividades escolares.