Internado no Rio, ex-assistente de palco Russo tem estado de saúde estável

Do UOL, em São Paulo

  • Marco Antonio Cavalcanti/UOL

    Russo mostra foto da época em que trabalhava no programa de Chacrinha

    Russo mostra foto da época em que trabalhava no programa de Chacrinha

Internado desde a madrugada de sábado (27) no hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, o ex-assistente de palco Antonio Pedro de Souza, o Russo, de 83 anos, apresenta estado de saúde estável.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, ele chegou ao local com um quadro de encefalopatia hipertensiva -- um pico de pressão alta cerebral que provoca alteração do estado normal do paciente. Ele continua no Centro de Terapia Intensiva (CTI) sem previsão de alta.

A neta de Russo, Bruna Bergamini, comemorou a melhora do avô neste domingo. ""Queridos amigos graças a Deus hoje ele apresentou melhoras, mas peço que todos continuem orando e torcendo para sua total recuperação. Agradeço a todos pela preocupação e mensagens de carinho.  Esse velhinho aqui é guerreiro demais", escreveu ela em seu perfil no Facebook.

Russo foi para o hospital acompanhado da mulher, Adriana Mello, após sentir fortes câimbras nas mãos e vomitar diversas vezes. No local, ele fez um eletrocardiograma, entre outros exames, quando teve convulsão e uma isquemia (diminuição da corrente sanguínea).

"Ele saiu de casa andando, conversando. Agora, ele está em coma induzido, mas os médicos já reduziram a medicação para ver se ele reage. Ele até abre o olho, mas volta a dormir. Só quando ele acordar saberemos se terá alguma sequela", contou Adriana ao UOL na tarde de sábado.

Na próxima segunda-feira (29), Russo completará 84 anos. 

Depois de 46 anos de trabalho na Globo, Russo deixou a emissora no final de março de 2014, após ser dispensado.

Desde que deixou de trabalhar, Russo -- que mora em Inhaúma, na zona norte da cidade, com a mulher Adriana, de 32 anos, e os dois filhos dela: Laryssa, de 11, e Yuri, de 9 -- passa os dias em frente à TV. E só assiste à Globo. "Quando eu saio não sei o que eles assistem, mas quando estou aqui a televisão só fica na Globo", disse ele ao UOL.

Ele iniciou a carreira como animador de plateia com Chacrinha e depois trabalhou com Faustão, Luciano Huck, Angélica e Xuxa.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos