Após 33 anos na TV, David Letterman se despede do público nesta quarta

Do UOL, em São Paulo

Há 33 anos à frente de um talk-show, David Letterman se despede do público nesta quarta-feira (20). "Eu me sinto nu e assustado", admitiu recentemente sobre a aposentadoria, após confessar que não sabe o que fará. "Duvido que alguém volte a me ver", brincou.

Irônico, o apresentador entra para a história como um dos grandes renovadores do gênero e, ao mesmo tempo, como um dos comunicadores mais bem-sucedidos das últimas décadas.

Aos 68 anos, ele abre caminho para os novos comediantes como Conan O'Brien, Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon, que conduz o "The Tonight Show" na "NBC".

Tendo como inspiração o precursor dos "late-night shows" Johnny Carson, Letterman pretendia substituir seu ídolo, mas não foi isso que aconteceu na época. A "NBC" preferiu passar o bastão a Jay Leno, e Letterman foi para "CBS" em 1993, na qual ficou 22 anos. Há a chance de Leno estar em seu último programa, nesta quarta.

Além dos momentos hilários, David emocionou sua plateia com delicadeza e também sinceridade ao conduzir determinadas entrevistas e assuntos pessoais. Logo depois do trágico atentado de 11 de setembro 2001 -- quando as Torres Gêmeas foram destruídas -- o comediante foi um dos primeiros a retomar seu programa após o desastre e, durante oito minutos, fez um monólogo falando sobre as pessoas que morreram. Ele agradeceu aos bombeiros que se arriscaram para salvar a população. Esse momento foi considerado como um dos melhores na TV norte-americana.

Outro momento delicado que o comediante quis dividir com o público foi sua cirurgia no coração em 2000. Ele nunca tinha se afastado do programa, em 18 anos de atuação.

Em 2009, ele pediu desculpas a sua mulher Regina Lasko e confessou que teve relações sexuais com algumas integrantes da equipe de seu programa, "Late Show", e que foi vítima de uma tentativa de extorsão.  

Nas últimas semanas, Letterman -- que será substituído por Stephen Colbert -- já foi antecipando o fim de seu programa com vários convidados especiais, como o ex-presidente Bill Clinton, Julia Roberts, George Clooney, Tom Hanks e Oprah Winfrey. A penúltima entrevista do apresentador, na última terça-feira, foi com seu primeiro convidado, de 33 anos atrás: o comediante Bill Murray, que fez sua 44ª aparição no programa.

No Brasil...

Jô Soares, aos 77 anos, é considerado um dos ícones do formato no país e ao contrário do colega americano não pensa em se aposentar tão cedo. Ao lado de Jô há 26 anos, o diretor Willem Van Weerelt comemorou a vitalidade do colega e afirmou que o tempo de parar depende de cada um.

"A aposentadoria depende da pessoa, às vezes ela quer mais tempo para família... Sei que o Jô está adorando trabalhar", disse Willem ao UOL.

O diretor comentou ainda que assim como Letterman, o brasileiro também se inspirou em Johnny Carson para seu show e atualmente já acumula 14 mil entrevistas em seu acervo. "O segredo do talk show é a pessoa que está atrás da mesa, fundamentalmente quem está sentado na poltrona e a plateia. É um triângulo", garantiu.

Fã do formato, Willem se considera um cara do humor e assim como muitos veteranos também bebeu na fonte de inspiração americana. "Sempre quiseram me levar para novela e nunca aceitei, não é o meu perfil. Gosto de linha de show, da informação com entretenimento. Novela para mim não informa", afirmou.

Em fase de negociação, Willem confirmou que a presidente Dilma Rousseff pode sim ser uma das próximas convidadas de Jô Soares na Globo. "Está em andamento, ainda não fechamos data..."

Veja imagens da carreira do apresentador David Letterman
Veja imagens da carreira do apresentador David Letterman

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos