"O que é a vida?", questionava na TV Antônio Abujamra semanalmente

Do UOL, em São Paulo

"O que é a vida?" Com esta pergunta, o ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra -- morto nesta terça-feira (28), aos 82 anos, em São Paulo -- encerrava semanalmente suas entrevistas do programa "Provocações", que comandava na TV Cultura.

Se a resposta do entrevistado não o convencesse, ele repetia até sentir-se satisfeito: "O que é a vida?" 

No início do programa, o apresentador costumava definir o campo que pretendia alcançar com suas entrevistas: "Esse programa pode não ser uma janela para o mundo, mas é certamente um periscópio sobre um oceano do social".

"Como é que você gostaria de morrer?", "Quais são seus males?" e "Que pergunta você gostaria que eu tivesse feito e eu não fiz?" eram algumas das cartas que o ator e diretor tinha na manga para investigar a personalidade de seus convidados.

Sobre a palavra que dava nome à atração, "Provocações", ele dizia que deveria ser dita "por uma Medeia, uma grega". Abujamra comandou 695 edições do programa, para o qual entrevistou personalidades como Mario Prata, Maria Adelaide Amaral, Ruth Escobar, Clodovil, Antonio Petrin, Laura Cardoso e Paulo Autran.

Divulgação/TV Cultura
Antônio Abujamra entrevista André Soler e Vinícius Lima para o programa desta terça

Nesta terça-feira vai ao ar a entrevista feita pelo ator, diretor e apresentador com os estudantes André Soler e Vinícius Lima, criadores da página SP Invisível, no Facebook. Eles contam como surgiu a ideia de fotografar moradores de rua e como se sentem ao conhecer suas histórias de vida. O programa vai ao ar às 23h30 na TV Cultura. Ainda há outras entrevistas inéditas gravadas, segundo informações da TV Cultura.

A produção do programa publicou na manhã desta terça-feira em seu Facebook uma nota, informando e lamentado a morte do apresentador, Antônio Abujamra, e agradecendo os espectadores da atração.

"É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que tem nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa", diz a publicação.

É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu....

Posted by Provocações on Terça, 28 de abril de 2015

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos