Eterno Mocotó, André Marques comemora os 20 anos de "Malhação", da Globo

Do UOL, em São Paulo

André Marques comemorou os 20 anos da novela "Malhação", da Globo, completados nesta sexta-feira (24). O ator interpretou Mocotó, um dos personagens mais queridos e mais lembrados pelo público ao longo da história da novelinha juvenil.

"Eu convivo e, na verdade, eu lembro com o maior orgulho, porque se as pessoas se lembram [do Mocotó] é porque gostavam. Eu acho que [o sucesso de 'Malhação' se] atribui à verdade, à transparência das coisas. Teve fases: começou com a academia e depois virou a escola. Grandes talentos saíram dali. Eu atribuo o sucesso ao fato de poder mostrar vários lugares que as pessoas não conhecem, de debater temas, falava sobre internet e nem 2% da população [brasileira] não tinham acesso na época. Eu acho que foi um programa inovador", avaliou o ator durante participação no "Encontro".

"E depois têm as críticas, 'está igual, não está legal', mas são 20 anos e é difícil se reinventar. E se está 20 anos é a resposta de que é um sucesso", concluiu.

O ator relembrou ainda a importância que o diretor Roberto Talma teve na implementação do projeto. Talma faleceu um dia antes do aniversário da novela, vítima de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. "A gente perdeu o nosso querido Talma, que foi o criador de 'Malhação'. Ele dizia  'se concentra que [o personagem] será o maior sucesso'. Então, devo muita coisa a ele de tudo o que aconteceu", homenageou.

"Malhação" completa 20 anos de história nesta sexta-feira com cerca de 5 mil capítulos já escritos ao longo do período. Já André Marques participou da trama entre 1995 e 1999, primeiros cinco anos de exibição do folhetim. Retornou em uma participação especial em 2012.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos