William Shatner planeja escrever livro sobre amizade com Leonard Nimoy

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    25.abr.2009 - Leonard Nimoy e William Shatner em evento cinematográfico na Califórnia

    25.abr.2009 - Leonard Nimoy e William Shatner em evento cinematográfico na Califórnia

William Shatner, que ganhou fama ao dar vida ao Capitão Kirk na série de TV "Jornada nas Estrelas", contou à revista "People" que planeja escrever um livro sobre sua amizade com Leonard Nimoy, morto em fevereiro aos 83 anos.

Os dois atuaram juntos por muitos anos no seriado, no qual Nimoy interpretava o Sr. Spock, oficial que era braço direito de Kirk no comando da nave Enterprise.

"Leonard e eu convivemos por muitos, muitos anos. E um dos aspectos de se ter uma relação longa é que você valida as memórias compartilhadas. 'Você se lembra de quando chutamos o pneu daquele carro?' E, então, os dois validam a lembrança do outro. 'Claro, aquilo foi divertido, e você tinha que estar lá'".

Para Shatner, a ausência de um amigo faz com que alguns fatos se percam. "Quando algum amigo morre, todas as memórias começam a se esvair, porque você pensa 'Nós chutamos aquele pneu ou não?' E não tem ninguém que possa validar, então as memórias começam a se evaporar", disse o ator.

Em fevereiro de 2015, logo após a morte de Nimoy, o intérprete do Capitão Kirk divulgou uma declaração oficial à imprensa norte-americana lamentando a morte. "Eu o amava como um irmão. Nós todos iremos sentir falta de seu bom-humor, de seu talento e de sua capacidade de amar". Nos dias seguintes, no entanto, ele foi muito criticado por fãs de "Jornada nas Estrelas" por ter faltado ao funeral do colega.

"Vida longa e próspera"

Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston no dia 26 de março de 1931. Além de ator, ele também era poeta, pintor e fotógrafo. Seu papel mais conhecido foi o de Sr. Spock, de "Jornada nas Estrelas", mas Nimoy também atuou na clássica série "Missão: Impossível" entre 1969 e 1971.

Seu último trabalho foi novamente dando vida a Spock, no longa "Além da Escuridão: Star Trek", de 2013. Este é o segundo longa da franquia sob direção de J.J. Abrams desde a retomada com "Star Trek", em 2009, em que o ator também está no elenco.

Nimoy ainda reviveu seu mais famoso personagem em 2012, quando dublou um Spock de brinquedo que Leonard (Johnny Galecki) dá de presente a Sheldon (Jim Parsons) na série "The Big Bang Theory".

O ator chegou a lançar duas autobiografias: "I Am Not Spock", de 1977, e "I Am Spock", de 1995. Na primeira, ele escreveu: "Em Spock, eu finalmente encontrei o melhor dos dois mundos: ser amplamente aceito na visão do público e ainda ser capaz de continua a interpretar o forasteiro isolado por meio do personagem de Vulcan".

Entre seus últimos trabalhos como ator, figuram ainda a série "The Fringe", na qual interpretou o Dr. William Bell, e o filme "Transformers: O Lado Oculto da Lua", no qual deu voz a Sentinel Prime.

Também diretor, Nimoy dirigiu dois filmes da franquia "Jornada nas Estrelas", "À Procura de Spock" (1984) e "A Volta para Casa" (1986). Ele ainda foi o diretor responsável pela comédia "Três Solteirões e um Bebê" (1987).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos