Os Dez Mandamentos

"Babilônia" e "Dez Mandamentos" têm muito em comum; veja 5 semelhanças

Do UOL, em São Paulo

No horário nobre da TV aberta, "Babilônia" e "Os Dez Mandamentos" disputam o gosto (e a audiência) do público com tramas que, aparentemente, não têm nada a ver: uma se passa no Rio de Janeiro contemporâneo, enquanto a outra é um épico ambientado no Egito de antes de Cristo. Mas novela não deixa de ser novela – e alguns elementos dramatúrgicos estão presentes nas duas. Veja abaixo cinco semelhanças das tramas:

A amiga falsa

Montagem UOL

Se em "Babilônia" Inês (Adriana Esteves) se faz de amiga de Beatriz (Gloria Pires) para conseguir se vingar pela morte de seu pai – que se suicidou após ser preso pelo envolvimento com a adolescente amiga da filha –, "Dez Mandamentos" não fica atrás no quesito: por lá, é Yunet (Adriana Garambone) finge ser amiga da princesa Henutmire (Vera Zimmermann), mas morre de inveja dela, que se casou com seu amado, Disebek (Eduardo Lago).

Intolerância religiosa

Montagem UOL

Na trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, Rafael (Chay Suede) foi expulso da casa da namorada Lais (Luisa Arraes) por ser ateu – enquanto todos os outros parentes da jovem são cristãos. Já na novela de Vivian de Oliveira, Leila (Juliana Didone) não aceita que o marido, Uri (Rafael Sardão), sirva ao Deus de Israel e aos deuses egípcios ao mesmo tempo.

Prostituição

Montagem UOL

A dita "profissão mais antiga do mundo" não é estranha à dramaturgia. De "Gabriela" a uma das próximas novelas da Globo, "Verdades Secretas", o universo da profissão já apareceu em incontáveis produções. Em "Dez Mandamentos", ele é representado no bordel Casa de Senet, administrado por Ahmós (Carlos Bonow). Trabalham lá Karen (Anita Amizo) e Safira (Jeniffer Setti), que recorre à profissão por ter sido abandonada pelo marido. Já em "Babilônia", o cafetão da vez é Murilo (Bruno Gagliasso), que agencia prostitutas de luxo como Helô (Carla Salle). Alice (Sophie Charlotte) iria entrar na profissão após ser manipulada por Murilo, mas a trama foi alterada por conta do horário e foi considerada "mau exemplo" por espectadores, de acordo com o autor Ricardo Linhares.

Mocinha barraqueira

Montagem UOL

Na terceira fase de "Dez Mandamentos", entrará em cena Zípora (Giselle Itié), que será par romântico de Moisés (Guilherme Winter). Ela é descrita como uma mulher de temperamento estourado, que não mede palavras. Semelhante à Regina (Camila Pitanga) de "Babilônia", que não tem medo de se impor pelo que acha certo.

Parentes disputando a mesma pessoa

Montagem UOL

Outro recurso clássico da teledramartugia está presente nas duas tramas. Alice (Sophie Charlotte), da novela global, deve se envolver em breve com Evandro (Cássio Gabus Mendes), a quem sua mãe Inês (Adriana Esteves) tenta conquistar como forma de se vingar de Beatriz (Gloria Pires). Na produção da Record, Jairo (Erich Pelitz) se apaixonará pela prostituta Safira (Jeniffer Setti), que é a favorita de seu pai, Apuki (Heitor Martinez). 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos