Tragédia da Germanwings faz canal alemão adiar filme sobre desastres aéreos

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Foto de divulgação do telefilme alemão "Starfighter"

    Foto de divulgação do telefilme alemão "Starfighter"

A companhia de produção e distribuição alemã Beta Film adiou o lançamento internacional do telefilme "Starfighter", que mostra escândalos reais envolvendo centenas de acidentes aéreos com jatos de combate na Alemanha dos anos 1960. As informações são do site da revista "Variety".

O filme estrearia na MipTV, uma das feiras de mercado audiovisual mais importantes do mundo, em Cannes. Seu lançamento, porém, foi postergado por decisão da emissora alemã RTL, que tirou o filme de seus planos após a tragédia envolvendo a aeronave da companhia Germanwings, que deixou 150 mortos nos Alpes franceses, no final de março.  A Beta havia planejado apresentar clipes do telefilme para compradores internacionais na MipTV nesta terça (14).

Nos anos 1960, o governo alemão comprou 916 jatos de combate Starfighter da empresa americana Lockheed. Desse total, 292 caíram, causando a morte de 116 pilotos. O filme mostra a luta de uma viúva de um dos aviadores para mostrar a verdade por trás dos desastres aéreos, cuja responsabilidade havia sido inicialmente atribuída aos pilotos.  Na queda do avião da Germanwings, investigações apontam que o copiloto Andreas Lubitz causou o acidente de propósito. 

Os efeitos especiais do telefilme tiveram um custo de produção de 6 milhões de euros (cerca de R$ 19,6 milhões), valor três vezes maior do que a média que se gasta com um telefilme na Alemanha. O telefilme foi produzido pela empresa Zeitsprung Pictures para a RTL.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos