Babilônia

Trama de Alice foi considerada mau exemplo, afirma autor de "Babilônia"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/"Babilônia"/GShow

    Envolvimento de Murilo (Bruno Gagliasso) e Alice (Sophie Charlotte) foi mal visto pelos telespectadores de "Babilônia"

    Envolvimento de Murilo (Bruno Gagliasso) e Alice (Sophie Charlotte) foi mal visto pelos telespectadores de "Babilônia"

Harmonia de intenções. É dessa forma que o autor Ricardo Linhares classifica a mudança na trama de Alice (Sophie Charlotte), que não vai mais se prostituir em "Babilônia". Alterada para respeitar a classificação indicativa do horário, a história acabou agradando ao público, que não gostou de ver a jovem a um passo de virar garota de programa nas mãos do cafetão Murilo (Bruno Gagliasso).

"A motivação para a mudança na trama de Alice foi, primeiramente, adequar a história ao que é permitido no horário. A Classificação Indicativa veta a exploração da prostituição às 21h. Portanto, o tema não pode ser abordado. Eu respeito as regras e alterei a trama", diz ele, que escreve a novela junto com Gilberto Braga e João Ximenes Braga.

  • 42953
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2015/04/10/voce-tambem-acha-que-se-alice-sophie-charlotte-fosse-prostituta-em-babilonia-seria-mau-exemplo.js

Segundo o autor, a adequação começou a ser feita uma semana antes dos grupos de discussão que ocorreram no dia 1º de abril, ouvindo a opinião de telespectadoras de São Paulo sobre a novela.  

"Houve rejeição à trama da moça apaixonada, enganada por um aproveitador. A maioria das mulheres ouvidas considerou mau exemplo para suas filhas. Mas a mudança já estava em curso. Alice não seria mais garota de programa mesmo. Essa mudança veio ao encontro do que as espectadoras queriam", afirma.

Triângulo amoroso

Reprodução/GShow
Alice ficará dividida entre Evandro (Cássio Gabus Mendes) e Murilo

Linhares explica que, desde a sinopse, Alice não seria uma garota de programa tradicional. Ele faz a comparação direta com Helô (Carla Salle), que se prostitui por necessidade financeira - ela quer, por exemplo, dar uma vida melhor para a mãe. A filha de Inês (Adriana Esteves) só entraria no esquema do namorado para agradá-lo, e o plano inicial era que Evandro (Cássio Gabus Mendes) fosse seu único cliente.  

"A essência da personagem não mudou. Alice estava sendo manipulada por Murilo, que se aproveitava da sua falta de experiência e de malícia, já que cresceu superprotegida, num lugar conservador como Dubai. Agora, ela diz não. A relação amorosa dos dois continua, mas sem vínculos profissionais", justifica o autor.

Com a mudança de rumo, a jovem e o milionário vão ter um envolvimento amoroso mais tradicional. O caminho para a relação dos dois será aberto pelas constantes discussões entre Murilo e Alice, que não concorda com o trabalho do namorado.

"Haverá um triângulo envolvendo Alice, dividida entre o amor por Evandro, que a protege, e a paixão por Murilo, que a desnorteia. Mas, antes disso, ela vai passar por uma fase em que prefere estar sozinha. Ela sai da casa da mãe, vai morar com a amiga Helô. Rompe com Murilo e com Evandro. Vai à luta. Batalha por trabalho, quer andar com as suas próprias pernas", adianta Linhares.

Cenas de "Babilônia"
Cenas de "Babilônia"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos