"A Praça É Nossa" homenageia Jorge Loredo nesta quinta-feira (26)

Do UOL, em São Paulo

O "A Praça É Nossa" desta quinta-feira (26) fará uma homenagem especial ao ator e humorista Jorge Loredo, que morreu aos 89 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Loredo ficou conhecido nacionalmente pelo personagem Zé Bonitinho, que levou para o humorístico.

De acordo com informações divulgadas pelo SBT, ao final de cada bloco será exibido um quadro de Loredo como Zé Bonitinho. O último bloco do programa será

"A Praça É Nossa" vai ao ar às 22h15.

Morte

Jorge Loredo estava internado desde 3 fevereiro no Hospital São Lucas, na zona sul do Rio de Janeiro. No dia 13 de fevereiro ele havia sido transferido para a Unidade Cardio Intensiva (UCI), onde permaneceu até esta quinta-feira. Segundo informações da equipe médica, Loredo lutava há anos contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave e um enfisema pulmonar.

O corpo de Loredo será velado no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio, a partir das 9h desta sexta-feira. Uma cerimônia de cremação está marcada para às 15h o mesmo dia.

Depois da confirmação da morte, humoristas e outros famosos prestaram suas homenagens ao ator. A sobrinha do humorista Jussara Loredo falou sobre o adeus ao tio em seu Facebook: "É gente, meu tio se foi. Vai alegrar o céu agora."

Trajetória no humor

Conhecido por personagens cômicos, principalmente o Zé Bonitinho, o ator fez sucesso com os esquetes do programa "A Praça É Nossa", no SBT. Jorge Loredo estava na ativa até 2 anos atrás, fazendo shows com o seu número humorístico.

Zé Bonitinho foi lembrado no desfile da União da Ilha no último Carnaval. O enredo falou sobre as várias formas de beleza e criticou o culto ao corpo.

Nascido em 7 de maio de 1925, Loredo se descobriu ator após o que parecia uma tragédia. Internado aos 20 anos de idade devido a uma tuberculose, ele começou a frequentar o grupo de teatro do hospital por conselho de um médico, e assim apaixonou-se pela atuação. 
 
Após se restabelecer, o então jovem Jorge se dedicou à carreira de ator, mas não imaginava que enveredaria pelos caminhos do humor. Tendo seu primeiro papel no monólogo "Como Pedir uma Moça em Casamento", o sucesso e o talento para o riso o fizeram mudar de ideia, e assim nascia o comediante. 
 
O personagem mais conhecido de Loredo surgiu muito antes de suas participações na televisão. Ainda nos palcos, ele se inspirou em um amigo chamado Jarbas para criar o Zé Bonitinho, um pretenso garanhão que sempre falhava na hora H por já ter beijado muitas mulheres naquele dia. 
 
A estreia do papel na telinha foi há 55 anos, em 1960. O roteirista dos primeiras esquetes de Zé Bonitinho foi ninguém menos que Chico Anysio, para o programa "Noites Cariocas". No entanto, Jorge Loredo já havia ganhado destaque um ano antes como o Mendigo Filósofo, no programa "A Praça da Alegria".
 
Desde 1959, ele atuou em 12 filmes, dentre os quais "Sem Essa, Aranha", de 1970, "O Abismo", de 1977, "Chega de Saudade", de 2008, e "O Palhaço", de 2011, que têm grande destaque no cinema nacional, além de "Câmera, Close", documentário do qual ele foi o tema em 2005.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos